sexta-feira, 9 de agosto de 2013

“Cada jovem que adere ao Eurodisseia é fonte de enriquecimento dos Açores”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores apelou hoje aos jovens Açorianos para que aproveitem o programa Eurodisseia, alegando que esta experiência de estágios profissionais constitui também uma forma de enriquecimento da própria Região Autónoma dos Açores.

“Cada jovem dos Açores que adere ao programa Eurodisseia é uma fonte de enriquecimento para a nossa Região, não apenas no âmbito das suas habilitações profissionais, mas também pelos contactos e por tornar o nome dos Açores conhecido nas regiões onde está a estagiar”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava, em Ponta Delgada, na entrega de certificados a cerca de três dezenas de jovens provenientes de 13 regiões da Europa, que terminaram agora o seu estágio de seis meses em várias ilhas dos Açores.

Ao longo dos anos, mais de 1.200 jovens açorianos estagiaram em regiões europeias, enquanto outros tantos jovens europeus de 43 regiões escolheram os Açores para realizarem o seu estágio no âmbito deste programa.

“Precisamos ter consciência de que este programa, pela mensagem de intercâmbio de vivências, é um sinal de esperança nos tempos que se vivem e da capacidade que cada um deve ter de, aproveitando esta oportunidade, dar um sinal de empreendedorismo e de confiança num futuro melhor”, afirmou Vasco Cordeiro, que é também Vice-Presidente da Assembleia das Regiões da Europa.

O Presidente do Governo salientou ainda ser motivo de orgulho para os Açores acolher jovens de toda a Europa para aperfeiçoarem a sua formação, considerando também que é um “orgulho para o Governo dos Açores ser parte deste processo, no sentido de dar oportunidade aos jovens açorianos de poderem aumentar a sua formação”.

“Os Açores precisam dessa capacidade, da vossa iniciativa e da vossa habilidade de construir pontes e relações, redes de contactos que, se é certo que ajudam à vossa formação, também é certo que ajudam em muito as regiões”, realçou o Presidente do Governo dos Açores.

Vasco Cordeiro considerou, por outro lado, que o facto de os Açores acolherem estagiários das mais variadas regiões da Europa é uma forma de também tornar conhecida a Região no exterior.

“Como Presidente do Governo dos Açores, formulo votos para que a vossa passagem por cá possa constituir um motivo para serem Embaixadores dos Açores junto dos vossos países e das vossas regiões”, concluiu o Presidente do Governo.

Anexos:
2013.08.09-PGR-Eurodisseia.mp3

GaCS

Sem comentários: