quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Direção Regional da Cultura classifica bens móveis da Igreja Matriz do Corvo

A Direção Regional da Cultura do Governo dos Açores iniciou o processo de classificação de interesse público de seis esculturas de cariz religioso propriedade da Igreja Matriz de Vila Nova do Corvo, que datam dos séculos XVII e XVIII.

Trata-se de um conjunto de imagens de assinalável interesse histórico, que representam Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Milagres, São Bento (também conhecido por Santo Antão), São Pedro, um Crucifixo e o Senhor Morto.

As imagens, que se encontram atualmente distribuídas pelo altar-mor e pela sacristia da Igreja Matriz, são, na sua maioria, de autor desconhecido.

A mais recente, a imagem do Senhor Morto, foi adquirida por volta de 1877, enquanto a de Nossa Senhora dos Milagres constitui a peça mais antiga, datada de 1570 e executada na Flandres (Bélgica).

Com a instauração deste processo de classificação, cuja fase de notificação por edital a todos os interessados se encontra a decorrer, a Direção Regional da Cultura pretende assegurar a preservação das imagens em causa e do seu inestimável valor cultural, dando assim prosseguimento ao seu objetivo de valorização e salvaguarda dos bens patrimoniais do Arquipélago.



GaCS

Sem comentários: