quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Direção Regional do Ambiente limpa as margens da Lagoa das Furnas

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, iniciou hoje uma intervenção de remoção de florescências (blooms) de cianobactérias nas margens da Lagoa das Furnas, em São Miguel, numa ação que se prolongará na próxima sexta-feira e abrange as zonas da Praia dos Índios e das Caldeiras.

As ocorrências de cianobactérias dão-se sazonalmente em resultado das variações da temperatura da água e da radiação solar, associadas às diferentes condições meteorológicas caraterísticas das estações do ano, com maior intensidade no verão, podendo a sua decomposição originar o mau cheiro da água.

Os “blooms” verificados nos últimos dias foram também potenciados pelo não funcionamento do sistema de arejamento, em consequência de uma avaria no compressor.

O equipamento já se encontra reparado, tendo sido retomado hoje de manhã o arejamento da massa de água.

A eutrofização da Lagoa das Furnas é resultado da grande quantidade de nutrientes que foi sendo transportada, ao longo de vários anos, para a massa de água, através de escorrências, diretas e difusas, provenientes dos terrenos da bacia hidrográfica.

O desenvolvimento do plano de ordenamento, com a implementação de medidas de gestão sustentável da bacia hidrográfica da lagoa, acarretará, a prazo, melhorias significativas da qualidade da massa de água, traduzindo-se em benefícios ambientais e paisagísticos inestimáveis.



GaCS

Sem comentários: