sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Governo dos Açores aposta também no desporto como fator de desenvolvimento social

O Vice-Presidente do Governo dos Açores considerou hoje que “o investimento no desporto é um bom investimento”, como provam “os inúmeros títulos nacionais alcançados nos últimos anos, bem como a elevada taxa de atividade desportiva na região”.

Sérgio Ávila, salvaguardando que “a atual conjuntura nacional e internacional obriga a uma definição clara das prioridades de investimento”, frisou que o Governo Regional, “sem abdicar das medidas, sem paralelo a nível nacional, de proteção social, que vem implementando, não pode declinar o seu dever de apoiar, no limite das suas possibilidades, a atividade desportiva”.

O Vice-Presidente, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de construção do pavilhão Desportivo de Santa Bárbara, na Terceira, deixou clara a ideia de que o Governo dos Açores aposta nas virtualidades da prática desportiva.

“Nós acreditamos no desporto como fator de desenvolvimento social, acreditamos que o acesso à prática desportiva é inerente a uma boa qualidade de vida”, disse.

Sérgio Ávila sublinhou, de resto, que o desporto tem um papel importante na vida dos açorianos e dos terceirenses em particular, sendo na Terceira que se registam as mais altas taxas de atividade desportiva da região, superiores mesmo às do resto do país.

Um dado curioso avançado pelo Vice-Presidente do Governo Regional dá conta de que 2.220 dos 6.958 atletas federados da ilha Terceira são mulheres, numa taxa de feminização de 32%, muito superior à verificada a nível nacional, que é de apenas 25 %, e que Sérgio Ávila considerou demonstrativa de evolução no sentido da igualdade de géneros.

Por outro lado, destacou o facto de 21 equipas terceirenses participantes em competições nacionais proporcionarem, numa época desportiva que vai de setembro a maio, 5.681 desembarques na ilha Terceira, o que corresponde a 4,53% do total de desembarques na ilha nesse período.  

Sérgio Ávila considerou que “estes indicadores dão bem nota do contributo importante do desporto para a economia da ilha”, a qual, aliás, “evoluiu muito na última década e meia” no que se refere a instalações desportivas, passando de 117 para 221.

Nesse particular, destacou o esforço governamental de investimento em infraestruturas desportivas, que agora se reforça com mais 700 mil euros para a construção do Pavilhão Desportivo de Santa Bárbara.

“Investindo no desporto, dentro das nossas possibilidades e de acordo com as circunstâncias de cada momento, estaremos também investir no futuro das crianças e jovens dos Açores, que o mesmo é dizer que estaremos a investir no futuro da Região”, afirmou Sérgio Ávila.



GaCS

Sem comentários: