quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Governo dos Açores aprovou 38 novos projetos de investimento que vão criar 115 novos postos de trabalho

O Governo dos Açores aprovou 38 novos projetos de investimento nos diversos subsistemas do SIDER e no programa Empreende Jovem, num montante global de 18,5 milhões de euros, que vão criar 115 novos postos de trabalho.

No âmbito do SIDER, no subsistema relacionado com o Apoio ao Desenvolvimento Local, foram aprovados 11 projetos que se destinam a várias áreas da atividade económica, como comércio, restauração e serviços, e envolvem um investimento de 2,1 milhões de euros, fomentando a criação de 25 novos postos de trabalho.

No subsistema de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo foram aprovados sete novos projetos nas áreas de alojamento e animação turística, que correspondem a um investimento previsto de cinco milhões de euros e criarão 19 novos postos de trabalho. 

O incentivo a estes investimentos é de 1,4 milhões de euros de subsídio reembolsável e de 1,1 milhões de euros não reembolsável.

Relativamente ao subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico, que visa apoiar projetos de relevante dimensão e importância cujo impacto é significativo no desenvolvimento da economia regional, foram aprovadas duas candidaturas, em áreas relacionadas com a saúde.

Estes projetos totalizam um investimento de 7,7 milhões de euros e permitirão a criação de 19 novos postos de trabalho, sendo o incentivo previsto de 2,7 milhões de euros de subsídio não reembolsável e de 0,7 milhões de euros reembolsáveis.

Quanto ao subsistema de Apoio à Qualidade e Inovação, foram aprovadas duas candidaturas, que representam um investimento de 0,8 milhões de euros, a que corresponde um incentivo não reembolsável de 0,5 milhões de euros, prevendo-se a criação de seis novos postos de trabalho.

No âmbito do programa Empreende Jovem foram aprovados 16 projetos, que totalizam um investimento de 2,9 milhões de euros e criam 46 novos postos de trabalho, correspondendo a estas candidaturas um incentivo proposto superior a 1,6 milhões de euros, sob a forma de incentivo não reembolsável.

Estes projetos vão ser desenvolvidos nas ilhas de São Miguel, Pico, São Jorge, Terceira e Santa Maria.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, num comentário à aprovação destes 38 novos projetos de investimento, considerou serem “muito importantes os investimentos em causa nas áreas a que se destinam", frisando que representam "um claro sinal" de que os programas lançados pelo Executivo "servem os Açorianos e as empresas”.



GaCS

Sem comentários: