terça-feira, 13 de agosto de 2013

Museu Carlos Machado assinala 80.º aniversário da passagem da Esquadrilha do Marechal Ítalo Balbo pelos Açores

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove a partir de quarta-feira, no Núcleo de Arte Sacra, uma exposição que pretende assinalar o 80.º aniversário da passagem pelos Açores da Esquadrilha do Marechal Ítalo Balbo.

No âmbito da Exposição Mundial de Chicago, que decorreu entre 1933 e 1934 subordinada ao tema “Um Século de Progresso”, foi realizado um voo transatlântico destinado a mostrar o vigor da Força Aérea italiana.

Nesse sentido, sob o comando do Marechal Ítalo Balbo, partiu da pequena cidade toscana de Ortebello uma esquadrilha inicial composta por vinte e cinco aviões Savoia Marchetti S 55 X.

Na rota de regresso a Itália, ocorreu uma escala nos Açores para repouso e reabastecimento, tendo nove aviões parado na Horta e 15 em Ponta Delgada.

Em ambos os portos estavam navios italianos de apoio à esquadrilha e, nas duas cidades, foram organizadas receções oficiais de boas-vindas.

No final da escala em Ponta Delgada, aquando da descolagem, um dos últimos aviões, o I-RANI, embateu numa pequena onda e capotou, num acidente de que resultou a morte do piloto, tenente Enrico Squaglia.

A assinalar a passagem desta esquadrilha pelos Açores, o Museu Carlos Machado organizou uma exposição que estará patente até 16 de setembro, estando também prevista a realização de atividades pelo Serviço Educativo relacionadas com este acontecimento histórico.



GaCS

Sem comentários: