segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Piedade Lalanda garante empenho do Governo dos Açores na resposta a carências habitacionais

A Secretária Regional da Solidariedade Social assegurou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores está atento e tem procurado “responder às necessidades habitacionais da comunidade açoriana”.

Piedade Lalanda, que falava na assinatura de um protocolo com a Cáritas de São Miguel para apoio à recuperação de habitação degradada, salientou que esta é “uma das formas de dar resposta ao direito habitacional dos cidadãos”, tendo em vista responder a pequenas intervenções em habitações de agregados familiares fragilizados do ponto de vista socioeconómico.

Nesse sentido, a Secretária Regional frisou que este protocolo, no valor global de 50 mil euros e que foi hoje renovado, “tem como objetivo a melhoria das condições de vida das famílias e insere-se, no fundo, numa política contra a pobreza”, dando também a possibilidade para que os beneficiários se envolvam e se “empenhem na resolução dos seus problemas”.

“A melhoria das condições habitacionais é também uma estratégia que se integra num contexto de promoção das famílias e das competências dos cidadãos”, afirmou Piedade Lalanda, revelando que, este ano, “já foram pagos três milhões de euros relativos a apoios à reabilitação e requalificação de habitações degradadas e no apoio à construção”.

A Secretária Regional salientou também que a instituição parceira “entende bem o impacto que estas intervenções de reabilitação têm na qualidade de vida das famílias” e que o Governo dos Açores tem consciência do seu dever de responder a essas necessidades habitacionais.

A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou ainda que “hoje em dia, os açorianos têm melhores condições habitacionais do que tinham anteriormente”.


Anexos:
20130812-SRSS-ProtocoloColaboraçãoCáritas.mp3

GaCS

Sem comentários: