terça-feira, 27 de agosto de 2013

Serviço de urologia do hospital da Terceira é exemplo a seguir, diz Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde considerou hoje o serviço de urologia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira “um bom exemplo” de interação entre hospitais dando resposta, nesta especialidade, aos doentes de todas as ilhas, na realização de exames, no tratamento por litotrícia e na realização de cirurgias.

No final da visita efetuada a este serviço, Luís Cabral disse que este é o caminho que se pretende para o Serviço Regional de Saúde, “criar serviços de excelência capazes de dar resposta aos açorianos”, com a garantia de “qualidade e segurança clínicas”.

O serviço, dirigido pelo médico Raúl Rodrigues, apoiado por dois urologistas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que se deslocam regularmente à Terceira, conseguiu reduzir consideravelmente o tempo de espera, dar resposta em tempo clinicamente adequado aos casos urgentes, dar mais consultas e realizar mais procedimentos cirúrgicos.

No caso do tratamento por litotrícia, desde que o novo hospital entrou em funcionamento, em Março de 2012, até ao presente, foram realizadas 240 sessões, sendo 125 relativas a doentes de S. Miguel, 89 da Terceira, 20 do Faial e Pico, 3 das Flores e 3 de S. Jorge.

Também de acordo com dados apresentados durante a visita, as cirurgias em ambulatório, aumentaram para 21% no primeiro semestre de 2013, quando em igual período de 2012, se tinham realizado apenas 5%.

O secretário da Saúde destacou o trabalho da equipa que se tem refletido “na melhoria do serviço e na redução no número de deslocações para hospitais do continente, com todas as vantagens de conforto que isso representa para as pessoas”.

O serviço de urologia do HSEIT foi recentemente elogiado pela revista “In Loco”, pelo trabalho que está a desenvolver, pelos patamares alcançados em termos de exames e de cirurgias, muitas das quais só eram possíveis fazer no continente. Para alcançar esses objetivos, a revista destaca as modernas instalações do hospital e a motivação dos profissionais que estão ligados a esta especialidade.

Anexos:
2013.08.27-SRS-VisitaServiçoUrologiaHSE.mp3

GaCS

Sem comentários: