sábado, 24 de agosto de 2013

Vasco Cordeiro elogia “grande tenacidade” dos emigrantes nos EUA, que afirmam a sua Açorianidade “com orgulho”

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, elogiou a “grande tenacidade” dos emigrantes açorianos nos Estados Unidos da América, que mantêm vivas as suas tradições e afirmam “com orgulho” a sua Açorianidade.

“Aqui estou nestas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra para cumprir o mandato de vos trazer um grande abraço dos Açores, de todas as ilhas dos Açores, para aqueles que, aqui na Nova Inglaterra, fazem questão, não apenas de manter uma celebração da nossa religiosidade, das nossas tradições, da nossa cultura, mas também dão provas de uma grande tenacidade, de uma grande determinação em afirmarem-se com orgulho açorianos, aqui nos EUA”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Executivo regional falava sexta-feira em Fall River, no estado norte-americano do Massachusetts, na cerimónia de Bênção das Pensões, integrada nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, em que participa como convidado de honra.

“Para mim, é um grande motivo de orgulho, saber que a tantos e tantos quilómetros de distância daqueles nove bocadinhos de terra semeados no Atlântico, temos aqui gente, não apenas os que aqui residem, mas também os que a este local acorrem nestas Grandes Festas, que fazem questão de se afirmar como açorianos, como defensores e promotores da Açorianidade”, frisou.

Por essa razão, Vasco Cordeiro considerou que “nestes dias, Fall River é Açores”.

No final da cerimónia, que foi presidida por D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito do Funchal, e contou com a participação da centenária filarmónica Saint Anthony Band, Vasco Cordeiro visitou demoradamente uma exposição que conta com a participação de muitos artesãos açorianos.

Anexos:
2013.08.23-PGR-BênçãoPensões.mp3

GaCS

Sem comentários: