quarta-feira, 4 de setembro de 2013

80 toneladas de plantas invasoras enviadas para aterro da AMISM

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, promoveu pelo, segundo ano, uma ação de controlo da planta Gunnera Tinctoria, popularmente mais conhecida por 'Gigante', na ilha de São Miguel, que permitiu enviar cerca de 80 toneladas de matéria verde para o aterro da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM).

Esta planta herbácea invasora pertence à família das Gunneraceae, é originária da América do Sul e foi introduzida pela primeira vez no vale das Furnas, em São Miguel, apresentando, no clima dos Açores, um grande poder de competição e invasão, pelo que é identificada como uma das principais ameaças à biodiversidade florística e faunística açoriana.

Trata-se de plantas que podem medir cerca de dois metros de altura, desenvolvem folhas grandes e podem atingir entre 0,6 metros e 1,5 metros de diâmetro, cujo fruto é uma espiga que produz cerca de 100 mil sementes anualmente.
  
Ao longo dos últimos anos tem-se verificado uma crescente infestação por esta espécie nas bermas de alguns caminhos e áreas baldias sob jurisdição da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, o que obrigou os serviços florestais a estudar métodos manuais e químicos para o seu controlo.

Estes estudos culminaram com a publicação de um folheto alusivo aos métodos e modos de aplicação mais corretos para o seu controlo.

Em 2012, o Serviço Florestal do Nordeste iniciou uma campanha de controlo desta espécie, tendo na altura sido intervencionados 35 quilómetros de caminhos rurais e florestais e 33 hectares de área baldia inserida na Reserva Integral de Caça do Planalto dos Graminhais, onde foram recolhidas 88 toneladas de material verde.

A intervenção deste ano, que decorreu entre maio e agosto, envolveu uma equipa de 10 trabalhadores, alguns dos quais integrados no Programa Recuperar, e abrangeu 73 quilómetros de caminhos rurais e florestais e 36 hectares de área baldia, tendo-se recolhido cerca de 80 toneladas de matéria verde, entregues no aterro da AMISM.

A maioria da área intervencionada está inserida no Parque Natural da Ilha de São Miguel, dentro da Zona de Proteção Especial (ZPE) do Pico da Vara – Ribeira do Guilherme, pelo que o sucesso desta operação será sempre uma mais-valia para a preservação dos habitats aqui existentes.



GaCS

Sem comentários: