quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Comemorações regionais assinalam aniversário do nascimento (90 anos) e da morte (20 anos) de Natália Correia

A Direção Regional da Cultura, no âmbito das Comemorações Regionais do 90.º Aniversário de Nascimento e do 20.º da Morte da escritora açoriana Natália Correia, promove um vasto programa de iniciativas, que decorrerão, simultaneamente, em diversas ilhas do arquipélago.

Na quinta-feira, 12 de setembro, terá lugar pelas 18h00, no Salão Nobre da Direção Regional da Cultura, no Palacete Silveira e Paulo, em Angra do Heroísmo, a apresentação da gravura “Homenagem a Natália Correia”, da autoria do artista plástico José Nuno da Câmara Pereira.

Esta gravura estará disponível para venda ao público, nas Lojas de Cultura, a partir do dia 13 de setembro, dia em que se assinala o 90.º aniversário do nascimento da autora.

Nesse dia, 13 de setembro, será inaugurada, no piso 0 – ala de exposições, da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a exposição intitulada “Dança da solidão de mim e de outros. Natália Correia (1923-1993): ecos de um arquivo”, a que se seguirá, pelas 18h30, a apresentação do livro de Fernando Dacosta, intitulado "O Botequim da Liberdade".

Ainda neste dia, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, presidirá, pelas 18h00, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, à inauguração da exposição itinerante "Natália Correia: A Feiticeira Cotovia", comissariada por Sílvia Massa, Coordenadora da Coleção de Arte do Museu Carlos Machado.

Mais tarde, pelas 18h30, terá início a conferência intitulada “Natália Correia: Vida e Poesia. 1923-1993”, que será proferida por António Valdemar.

No Museu de Angra do Heroísmo, a data será assinalada com a realização de um jantar temático, a partir das 19h00, nos claustros do edifício de São Francisco, sob o lema “A Poesia é para Comer: Relembrando Natália Correia".

O Museu de Santa Maria também se associa a estas comemorações com a realização de um sarau músico-literário sobre Natália Correia, que decorrerá no dia 13, pelas 21H00, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.


GaCS

Sem comentários: