domingo, 15 de setembro de 2013

Futura circular interna “será estruturante” para a vila da Madalena, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, na ilha do Pico, que a futura circular interna da Madalena, cujo projeto será colocado à discussão pública no próximo ano, “será estruturante” para aquela vila picoense.

"A Madalena ficará diferente para melhor, após realizarmos esta obra", afirmou Vítor Fraga, que intervinha na cerimónia de apresentação do traçado daquela circular interna, que terá uma extensão de 1.342 metros.

A nova via, salientou o Secretário Regional, “para além de melhorar as condições de ligação com o eixo sul da ER 1-1.ª, que liga a Madalena à costa sul, vai criar condições para um melhor desenvolvimento urbano desta vila açoriana”.

“Com a melhoria do fluxo viário nas entradas e saídas da Madalena, criamos condições para que, dentro da vila, haja um direcionamento das medidas para a promoção da mobilidade pedonal, promovendo-se também, por esta via, a qualidade de vida dos que cá vivem”, adiantou Vítor Fraga.

Nesse sentido, observou o Secretário Regional, “este investimento permitirá desenvolver ações para que, ao nível da valorização dos pontos de interesse turístico, haja uma valorização dos principais pontos, através da criação de roteiros e, acima de tudo, possibilitando que os privados possam investir com outro contexto qualitativo”.

"Posso anunciar que é nosso propósito começar a elaborar os respetivos projetos ao longo do próximo ano, sendo que, até lá, iremos continuar a desenvolver os trabalhos preliminares, como sejam, levantamentos topográficos, procedimentos legais, entre outros, contando o Governo dos Açores colocar o projeto à discussão pública no ano de 2014", revelou Vítor Fraga.

Para o Secretário Regional, a cerimónia hoje realizada marca “o início de uma caminhada que trará modernidade à Madalena”, já que a nova via permitirá “uma integração urbanística em conformidade com as necessidades do século XXI e os justos anseios da população”, servindo o novo Centro de Saúde e o escoamento do trânsito pesado que atualmente circula na Madalena.

Vítor Fraga revelou ainda que os novos investimentos previstos para os próximos anos na ilha do Pico terão como objetivos, de uma forma geral, “melhorar a qualidade de vida dos açorianos e valorizar o que é nosso”.

A nova circular da Madalena insere-se no primeiro objetivo, enquanto no segundo “integram-se todas as ações que o Governo dos Açores irá lançar aos longo dos próximos meses, que visam a requalificação das infraestruturas e equipamentos existentes e ainda a criação de condições para a valorização de pontos de interesse turístico e/ou de lazer”.

“Orientado para pequenas ações, com possível utilização da capacidade instalada nas empresas locais de construção civil, queremos que isto seja também impulsionador de outras iniciativas por parte dos municípios”, defendeu Vítor Fraga, lançando o desafio “para que todos possam contribuir, quer através de sugestões, quer propondo parcerias com vista a atingir estes objetivo: promover uma melhor oferta do que é nosso.”

Anexos:
2013.09.14-SRTT-CircularInternaMadalena.mp3
GaCS

Sem comentários: