quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Governo cria linha de crédito de 20 milhões para apoiar exportações

O Presidente do Governo dos Açores apelou a uma atitude proactiva dos empresários que permita aproveitar as medidas previstas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, como é o caso da linha de crédito de apoio à exportação, hoje formalizada com instituições bancárias.

“Não nos basta criar as medidas, como as linhas de crédito ou sistemas de incentivos, já que há um aspeto fundamental neste processo, que é a capacidade de vencer e o dinamismo de cada uma das nossas empresas”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na assinatura dos protocolos com seis instituições bancárias para a formalização desta linha de apoio à exportação, no montante global de 20 milhões de euros.

Segundo disse, os Açores já dispõem de bons exemplos de empresas devidamente motivadas e capacitadas para vencer este desafio, sendo necessário multiplicar estes casos, o que é uma tarefa não apenas das associações representativas do empresariado, do Governo dos Açores ou das instituições bancárias.

“É uma tarefa de todos e, se todos encararmos este como um desígnio que nos deve motivar e mobilizar, será muito fácil conseguirmos retomar o crescimento económico e a criação de emprego e riqueza”, defendeu o Presidente do Executivo Regional.

Na ocasião, Vasco Cordeiro anunciou, ainda, que está em preparação um novo sistema de incentivos à promoção e comercialização externa de produtos açorianos, que visa facilitar a sua colocação nos mercados de destino, promover o seu posicionamento em espaços comerciais privilegiados e melhorar a imagem e estratégia de marketing associada a estes produtos.

Além disso, está em curso a criação da “Marca Açores”, uma medida transversal que também consta da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, que pode ser um fator importante para acrescentar valor aos produtos e serviços açorianos.

Segundo Vasco Cordeiro, a Linha de Crédito de Apoio à Exportação financia 100 por cento do valor do contrato comercial a celebrar entre o exportador e o importador, acrescido do valor do prémio de seguro, o que representa uma significativa diminuição de custos de contexto para as nossas empresas e um impulso à sua competitividade.

Ainda no âmbito da atenuação dos custos associados à exportação, esta linha vai bonificar as operações de exportação em 75% do “spread” negociado, adiantou Vasco Cordeiro, para quem esta medida vai ao encontro do objetivo do Governo de criar mecanismos para a diminuição dos custos das empresas.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: