sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Governo dos Açores estende à Região campanha de doação de bens de unidades hoteleiras

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, e a Delegação da Associação dos Hoteleiros de Portugal nos Açores celebraram hoje, em Ponta Delgada, um protocolo de cooperação para estender à Região a campanha “1 colchão, 1 coração”.

A campanha visa a recolha e entrega de colchões, bem como de outro tipo de bens associados à atividade hoteleira, doados pelas unidades associadas, que, no caso dos Açores, serão distribuídos, através do Governo Regional, pelo Centro de Recursos de Apoio à Emergência Social, que integra a Cruz Vermelha e a Cáritas como parceiros.

“À semelhança de outros recursos que aqui são depositados, os bens que serão doados pelos hoteleiros serão, posteriormente, entregues a Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e a famílias carenciadas da Região”, afirmou a Secretária Regional da Solidariedade Social, durante a assinatura do protocolo, que se seguiu a uma visita às instalações do Centro de Recursos de Apoio à Emergência Social.

“A doação de bens materiais é hoje um ato de solidariedade”, frisou Piedade Lalanda, acrescentando que é também “uma forma concreta de agir no sentido da sustentabilidade do ecossistema”, uma vez que se trata de “uma mais-valia ambiental”, que promove “o reaproveitamento e a reutilização de bens em bom estado, que podem melhorar a vida de outras pessoas”.

A Secretária Regional defendeu, por outro lado, que os bens doados através do Centro de Recursos de Emergência promovem “a dignidade de quem os recebe e valorizam o ato de solidariedade de quem faz a dádiva”.

Nesse sentido, exaltou o “espírito de parceria, de solidariedade e de entreajuda” que enquadra e justifica, segundo a Secretária Regional, este protocolo de cooperação.

“Ser solidário é mais do que ajudar o próximo, é reconhecer a sua dignidade como pessoa” e “o direito que assiste a todos os cidadãos de acesso a bens essenciais”, sublinhou.

Piedade Lalanda considerou ainda que “a solidariedade, a entreajuda, não devem ser palavras bonitas que embelezam os textos dos políticos e nem palavras de circunstância”, mas antes “o reflexo de uma prática que nos aproxime dos outros e que nos permita conhecer as suas dificuldades”.

“Somos todos convocados a fazer da dádiva e do voluntariado uma forma renovada de combate à exclusão social, de promoção da cidadania, de construção de uma sociedade mais consciente das suas fragilidades e, por isso, mais forte na resolução dos seus problemas”, afirmou Piedade Lalanda.

A Secretária Regional aproveitou ainda a ocasião para enaltecer a Associação da Hotelaria de Portugal, em particular a sua delegação nos Açores, que, “desde a primeira hora, aceitou este desafio”, demonstrando “a importância da responsabilidade social das empresas que lhe estão associadas”.

Aos parceiros que trabalham em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social, em particular à Cáritas e à Cruz Vermelha, Piedade Lalanda deixou palavras de incentivo pelo trabalho desenvolvido, servindo como “mediadores entre as dádivas que lhes chegam e os cidadãos que delas necessitam".


Anexos:
2013.09.13-SRSS-ProtocoloCooperaçãoAssociaçãoHoteleirosAçores.MP3

GaCS

Sem comentários: