domingo, 15 de setembro de 2013

Luís Cabral destaca importância do trabalho conjunto dos bombeiros e GNR

O Secretário Regional da Saúde assistiu hoje à realização de um exercício envolvendo as corporações de bombeiros voluntários de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e a GNR, tendo destacado “a importância do trabalho conjunto que permite melhores resultados e melhor rentabilidade dos recursos existentes”.

“Este exercício é um claro exemplo do que é possível fazer, aproveitando as sinergias de diferentes corporações e de diferentes forças de segurança, de modo a que estejam preparados para atuar em situações que venham a surgir” frisou Luís Cabral.

O Secretário Regional salientou que, exercícios como o que hoje se realizou, permitem que, numa eventual necessidade de colaboração com corporações de outras ilhas, todos podem trabalhar em conjunto porque “todos têm a mesma formação, todos têm a mesma base de trabalho e todos sabem operar da mesma forma”.

O exercício decorreu na Rocha do Chambre, no interior da ilha Terceira, tendo como cenário um simulado salvamento de duas pessoas que se deslocaram para o local para realizar um percurso pedestre, mas que, devido ao mau tempo, ficaram impossibilitadas de regressar.

O salvamento simulado fez-se com recurso a manobras de cordas, fazendo subir os alegados sinistrados, em duas macas, por uma encosta quase a pique.

O exercício, coordenado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), visou treinar a capacidade operacional das equipas de salvamento em Grande Ângulo e da equipa Cinotécnica da GNR, que ajudou na busca dos sinistrados.

Anexos:
2013.09.14-SRS-Bombeiros.mp3

GaCS

Sem comentários: