sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Luís Cabral destacou vantagens da integração das viaturas SIV nos serviços de urgência

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje as vantagens da integração das viaturas SIV (Suporte Imediato de Vida) nos serviços de urgência dos hospitais, permitindo um acompanhamento do doente pelos mesmos profissionais de saúde, desde casa ou do local do acidente, até ao hospital.

“Existem grandes vantagens nesta solução, quer do ponto de vista de apoio clínico quer de racionalização de meios”, afirmou Luís Cabral, durante uma visita ao Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, onde este regime já está implementado.

No início, as viaturas SIV funcionavam no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, na Terceira, ou nas corporações de bombeiros, em Ponta Delgada e no Faial, com profissionais de saúde que se encontravam adstritos apenas a essa função, mas atualmente a tripulação das viaturas inclui enfermeiros do próprio serviço de urgência, pelo que a mesma equipa mantém os cuidados dentro do serviço de urgência.

Por outro lado, os cursos que eram inicialmente previstos para os tripulantes das SIV são agora ministrados aos enfermeiros que trabalham na urgência e isso, segundo o Secretário Regional da Saúde, “traz um benefício acrescido, porque os enfermeiros atualizam os seus conhecimentos”, que servem para as duas situações.

“São pequenas medidas como esta que permitem otimizar meios e alcançar a racionalização de recursos financeiros que se pretende atingir no Serviço Regional de Saúde”, frisou Luís Cabral.

Esta medida, que está implementada no hospital de Angra do Heroísmo desde agosto e no hospital da Horta desde setembro, deverá entrar em funcionamento no hospital de Ponta Delgada a 1 de outubro.

Presentemente, as SIV funcionam das 08h00 às 24h00, mas a intenção é alargar o período de funcionamento para 24 horas por dia, devendo essa ampliação acontecer com a entrada em funcionamento do call center da saúde.

Anexos:
2013.09.13-SRS-Siv.mp3

GaCS

Sem comentários: