terça-feira, 17 de setembro de 2013

Luís Cabral solicita cooperação da Ordem dos Médicos para garantir boa aplicação das medidas de reestruturação da saúde

O Secretário Regional da Saúde reuniu, em Lisboa, com o Bastonário da Ordem dos Médicos, aproveitando o encontro para felicitar a instituição pela passagem do 75º aniversário da sua criação e para dar conta da reestruturação da saúde, que trará “inequívocos benefícios para os serviços de saúde nos Açores”.

Luís Cabral solicitou o apoio e o acompanhamento da Ordem dos Médicos, em algumas das medidas previstas, “de forma a garantir o cumprimento de todas as normas e requisitos técnicos, para que os utentes e os médicos possam ter segurança na sua aplicação”.

Foram ainda abordadas questões como a formação médica contínua e o papel dos médicos especialistas de medicina geral e familiar na promoção da saúde, para além das suas funções no tratamento da doença, tendo ficado o compromisso de “uma cooperação mútua nestas matérias”.

O secretário da Saúde aproveitou, ainda, para dar conta a José Manuel Silva da intenção do Governo dos Açores de generalizar o uso da telemedicina, “como opção estratégica”, aproveitando as novas possibilidades que advêm da evolução tecnológica, acreditando que “essa medida constituirá uma clara mais-valia, sobretudo num território descontínuo como é a Região dos Açores”.

Luís Cabral explicou que o objetivo é que “a telemedicina seja aproveitada para melhorar o acesso dos utentes e evitar deslocações desnecessárias para os doentes” deixando, todavia, claro que “não se pretende abdicar da consulta presencial, principalmente na primeira observação”.


Sem comentários: