terça-feira, 17 de setembro de 2013

Museu Carlos Machado celebra Jornadas Europeias do Património 2013

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove sexta-feira, dia 20, no Núcleo de Arte Sacra, a realização da atividade “Lugares da Tecelagem”, bem como do Workshop Aprender a tecer com lã, inseridos no âmbito da comemoração das Jornadas Europeias do Património 2013 que, este ano, se subordinam ao tema Património / Lugares.

De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação nacional do evento, que se realiza a 20, 21 e 22 deste mês, o objetivo que preside à escolha deste tema é “chamar a atenção para a dimensão humana de que o património se reveste, expressa materialmente em espaços e paisagens – urbanos e não urbanos – que nos marcam, que exploramos e com que convivemos numa relação de proximidade”.

No mesmo sentido, as ações levadas a cabo no Museu Carlos Machado pretendem estimular a aproximação física e emocional dos cidadãos ao património e sensibilizar para a importância da sua proteção.

Este dia comemorativo inicia-se com a apresentação da atividade “Lugares da Tecelagem”, seguindo-se uma visita orientada pela coordenadora da coleção de Etnografia Regional do museu ao apontamento expositivo “Tradições com Horizonte”, onde estão presentes objetos que nos contam histórias sobre os usos e costumes, relacionados com a tecelagem nos Açores.

A atividade “Lugares da Tecelagem”, que decorrerá das 10h30 às 12h00, concilia os projetos Museu Móvel e Tradições com Horizonte, resultado da parceria entre a Cooperativa Regional de Economia Solidária (CRESAÇOR), o Centro Regional de Apoio ao Artesanato e o Museu Carlos Machado, que têm como objetivo despertar os públicos para a dimensão humana do património e para a função do museu, enquanto espaço onde se recolhem, estudam, preservam e divulgam os referentes patrimoniais de um povo.

Posteriormente, efetua-se uma demonstração das técnicas ancestrais da tecelagem em linho, retalhos e lã, realizada por artesãs naturais da Lomba da Maia, que participam nesta atividade através do projeto Museu Móvel.

Para finalizar, todos os participantes serão convidados a visitar a carrinha do Museu Móvel e a integrar o jogo “Lançadeira Humana”.

Por sua vez, o workshop Aprender a tecer com lã decorrerá das 14h30 às 17h00. Os participantes nesta atividade terão a oportunidade de visualizar o documentário “A Tecelagem”, da autoria de Ana Isabel Serpa e Margarida Alves, realizado ao abrigo do projeto “Tellus – Ilhas Por Dentro” e do CITEC, no qual se reconhece a importância que o artesanato assume na construção da identidade de um povo.

Posteriormente poderão aprender a cardar, fiar e realizar trabalhos de tecelagem em lã, sob a orientação das artesãs  Veneranda Silva, Ricarda Pimentel, Maria do Rosário Moniz e Agrinoalda Moniz, naturais da freguesia da Lomba da Maia, localidade da ilha de São Miguel, com grande tradição nos trabalhos da tecelagem.

O serviço educativo do Museu Carlos Machado procura com este workshop atingir alguns dos objetivos do projeto Tradições com Horizonte, garantindo assim, nesta ação, a promoção, a salvaguarda e a transmissão dos saberes da arte da tecelagem para as novas gerações.

Esta ação é destinada a públicos maiores de 14 anos e está sujeita a inscrição prévia.



GaCS

Sem comentários: