terça-feira, 17 de setembro de 2013

Piedade Lalanda reitera que apoio ao domicílio é uma resposta social de ajuda às famílias

A Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, reafirmou hoje que o apoio ao domicílio é “um serviço de apoio às famílias”.

“O que está em causa é apoiar as famílias, que querem e desejam continuar a manter os seus idosos em casa, em condições de conforto, de relação com o espaço de referência, onde as pessoas sempre viveram a sua vida, quando tinham saúde e eram mais autónomas”, salientou Piedade Lalanda, após uma visita ao serviço de apoio ao domicílio da Santa Casa da Misericórdia de São Sebastião, na ilha Terceira, onde teve a oportunidade de ver “in loco” o apoio prestado.

Esta resposta, segundo a governante regional, passa, sobretudo, pela higiene pessoal, sendo ainda prestados, entre outros, serviços ao nível das refeições e da higiene da habitação.

“Não há dúvidas que, enquanto é possível apoiar as famílias para que os idosos se mantenham nos seus espaços de residência, nas suas casas, há um reforço acrescido do respeito por aquilo que sempre foram durante as suas vidas”, frisou, acrescentando que esta resposta social “é um apoio supletivo, complementar, daquilo que as famílias fazem”.

Piedade Lalanda reafirmou, ainda, que o apoio ao domicílio é “uma aposta do executivo açoriano” no âmbito da política de idosos, uma vez que é um “tipo de serviço que garante esta autonomia dos idosos”, representando, também, um “complemento da capacidade de esforço que as famílias têm”.

A Secretária Regional elogiou ainda o serviço de apoio ao domicílio prestado pela Santa Casa da Misericórdia de São Sebastião, por se articular com os serviços de ação social e saúde de forma integrada.

A Rede de Apoio ao Domicílio nos Açores, instalada em todos os concelhos da Região, com capacidade para prestar apoio a mais de 2.500 idosos ou pessoas dependentes, abrange atualmente mais de 1.900 pessoas.

Anexos:
2013.09.17-SRSS-VisitaServiçoApoioDomicilioSCMS.Sebastião.MP3

GaCS

Sem comentários: