segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Presidente do Governo recebe novo Cônsul dos Estados Unidos da América

O Presidente do Governo dos Açores recebeu hoje o novo Cônsul dos Estados Unidos, uma audiência que Vasco Cordeiro aproveitou para salientar a importância que a Base das Lajes assume na relação diplomática existente entre Portugal e os Estados Unidos da América.

“A Base das Lajes e os Açores são uma âncora da relação entre Portugal e os Estados Unidos e as decisões norte-americanas de redução são dificilmente enquadráveis nessa relação histórica e diplomática entre os dois países”, afirmou Vasco Cordeiro, após o encontro com Daniel Bazan.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo disse esperar que o Cônsul nos Açores possa contribuir para um maior conhecimento, por parte das autoridades diplomáticas norte-americanas, quanto à posição açoriana sobre este assunto.

“Isso coloca-se não apenas em relação a Base das Lajes, mas também perante outras situações, como é o caso da redução de pessoal no Consulado dos Estados Unidos”, afirmou Vasco Cordeiro, ao considerar que estas situações dão a “ideia de algum desinvestimento dos Estados Unidos nessa relação com Portugal e com os Açores”.

Vasco Cordeiro salientou, ainda, ser adequado analisar se os supostos ganhos da decisão dos Estados Unidos de reduzir a sua presença nas Lajes são superiores ao benefício de ter uma relação como a que os Estados Unidos mantêm, há larguíssimos anos, com Portugal e com os Açores.

“Essa é, no fundo, a grande questão que se coloca neste momento”, considerou Vasco Cordeiro, ao recordar que este processo tem sofrido, algumas evoluções, caso da aprovação na Câmara dos Representantes de aditamentos a duas leis sobre esta matéria.

Uma destas leis faz depender a redução da presença militar norte-americana da elaboração de um relatório de apreciação do impacto das Forças Armadas dos EUA na Europa e, em especial, na Base das Lajes.

A segunda iniciativa legislativa incide na componente orçamental e determina que os Estados Unidos fiquem impedidos de utilizar, no seu ano fiscal de 2014, o Orçamento do Departamento da Defesa para diminuição da sua presença nesta base.

“O que estamos a falar é, apenas, de uma decisão da Câmara dos Representantes, que tem ainda de ser apreciada e votada no Senado”, recordou Vasco Cordeiro, ao assegurar que o Governo dos Açores vai continuar a desenvolver todos os esforços sobre este processo.

“Vamos continuar a trabalhar porque, até à conclusão deste assunto, há ainda um caminho longo”, concluiu o Presidente do Governo.

Anexos:
2013.09.16-PGR-AudiênciaConsulEUA.mp3

GaCS

Sem comentários: