quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Presidente do Governo recebeu Provedor de Justiça

O Presidente do Governo dos Açores recebeu hoje o Provedor de Justiça, a quem manifestou vontade de manter a colaboração e o bom entendimento, no âmbito do esforço para melhorar os serviços prestados pela Administração Regional aos cidadãos.

“Vemos na Provedoria de Justiça um parceiro neste esforço de melhorar o funcionamento da Administração Regional e manifestei a minha vontade de manter essa colaboração e esse bom entendimento, na medida em que isso contribui para que as Açorianas e Açorianos tenham, da parte da Administração Regional, cada vez melhores serviços”, afirmou Vasco Cordeiro.

Após o encontro que decorreu em Ponta Delgada, o Presidente do Governo adiantou, ainda, que manifestou a José Francisco de Faria Costa a sua preocupação relativamente a quatro situações concretas relacionadas com serviços da Administração Central na Região.

“Neste encontro, tive oportunidade de manifestar algumas preocupações do Governo dos Açores, que devem ser merecedoras de alguma atenção e de alguma análise”, afirmou Vasco Cordeiro.

Segundo disse, uma destas situações diz respeito a notícias recentes que indiciam a possibilidade de fecho de repartições de Finanças em algumas ilhas, o que é “preocupante porque privará os cidadãos que aí residem de um acesso mais direto a esse serviço do Estado”.

A transferência de reclusos entre estabelecimentos prisionais nos Açores, nomeadamente, do Faial e São Miguel para Terceira, também merece a preocupação de Vasco Cordeiro, uma vez que cerceará, de forma quase definitiva, a possibilidade de manterem um contacto com os seus familiares, dificultando o processo de reintegração social.

Outra das matérias está relacionada com o pagamento das despesas com saúde dos Açorianos que se deslocam ao continente para tratamentos, enquanto que uma quarta situação refere-se ao procedimento em curso quanto ao eventual fecho dos Tribunais do Nordeste e Povoação.

“Há o compromisso, da parte do Governo dos Açores, de fazer chegar todos estes elementos à Provedoria de Justiça, com o objetivo de também contribuirmos para uma cada vez melhor Administração e serviço às Açorianas e aos Açorianos”, afirmou o Presidente do Governo.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: