quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Projetos de requalificação da Ribeira do Testo e da Grota do Tapete apresentados em Porto Judeu

Os projetos de requalificação da Ribeira do Testo e da Grota do Tapete, empreitadas inscritas na Carta Regional de Obras Públicas, com vista a retificar os problemas de escoamento hidráulico verificados em março devido às fortes chuvadas, foram hoje apresentados em Porto Judeu, concelho de Angra do Heroísmo.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, frisou que estas obras visam “garantir a segurança dos habitantes de Porteu Judeu", acrescentando que essa "é uma das maiores, senão mesmo a maior preocupação do Governo dos Açores neste caso concreto”.

A intervenção na Grota do Tapete, com um custo base de 170 mil euros e um prazo de execução previsto de três meses, vai desenvolver-se desde a zona do Pico da Dona Joana, com o reencaminhamento do caudal captado pela estrada regional para a Grota do Tapete.

Está ainda prevista a construção de uma bacia de retenção, a reabilitação das passagens a vau e o encaminhamento da ribeira por uma galeria enterrada, com cerca de 75 metros, junto à estrada regional, e com ligação à obra a cargo da autarquia.

Para a Ribeira do Testo está projetada uma intervenção com um custo base de 320 mil euros, a executar em cinco meses a partir da data da adjudicação.

O prazo para a entrega de propostas para as duas obras previstas em Porto Judeu termina a 16 de setembro.

A obra prevê uma grande intervenção, desde a zona do cruzamento das Quatro Bicas até ao edifício da Junta de Freguesia, no centro da localidade, com intervenções nas passagens hidráulicas, passagens a vau, reperfilamento do leito e recuperação dos muros marginais e ainda a construções de bacias de retenção.

O leito será reperfilado e as margens reabilitadas, designadamente com a consolidação dos muros, para garantir uma secção de passagem adequada aos caudais de cheia que se preveem para esta ribeira.

Considerando que não estava perfeitamente definido o enquadramento urbano em resultado da demolição do edifício da Junta de Freguesia e, de forma a não atrasar a intervenção a montante, esta parte da intervenção foi remetida para um projeto de engenharia em separado e que se encontra em fase de conclusão.

Nessa intervenção, serão retificadas ocupações e infraestruturas antigas que foram implantadas no leito da ribeira e contribuíram, significativamente, para a alteração das condições hidrológicas, nomeadamente o escoamento natural e a ocupação do leito com vias de comunicação.

Anexos:
2013.09.12-SRNN-PortoJudeu.mp3

GaCS

Sem comentários: