sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Secretaria Regional da Saúde regulariza deslocação de especialistas a Santa Maria apesar de se manter dívida da ADSE nacional

O Secretário Regional da Saúde anunciou que estão já a ser processados os valores relativos à deslocação de especialistas a Santa Maria, que se encontravam em atraso, apesar de se manter a dívida do Governo da República, de cerca de dois milhões de euros, referente à prestação de cuidados aos doentes da ADSE do continente.

Na sequência de uma visita à Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, Luís Cabral afirmou que “ficam totalmente saldados os 115 mil euros, mais exatamente 115.461,24 cêntimos, referentes ao ano de 2012".

Estão, assim, criadas as condições para se retomarem as deslocações, estando a ser equacionadas entre a Unidade de Saúde, o hospital de Ponta Delgada e a Direção Regional da Saúde medidas de otimização entre a deslocação de especialistas a Santa Maria e dos doentes a Ponta Delgada, de acordo com as reais necessidades.

“Fique bem claro que os especialistas vão continuar a deslocar-se a Santa Maria, como a todas as restantes ilhas, como também haverá necessidade, de deslocação de doentes”, frisou o Secretário Regional da Saúde esclarecendo, porém, que, “é preciso que essas deslocações tenham em conta as necessidades reais dos utentes, de modo a que haja um melhor aproveitamento dos recursos e uma racionalização de custos”.

Para Luís Cabral, não tem sentido que os especialistas se desloquem fora da programação, deixando atrasar as consultas dos seus utentes no hospital de origem.

“Tudo tem de ser feito de forma criteriosa para que os doentes não sejam prejudicados e também para que não se voltem a registar situações de atraso de pagamento”, frisou.

Luís Cabral teve também oportunidade para visitar as obras de remodelação e ampliação que estão em curso no Centro de Saúde de Vila do Porto, salientando que “são melhoramentos que vão proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e permitir um melhor conforto e qualidade nos serviços de saúde prestados aos habitantes de Santa Maria”.

As obras abrangem a ampliação do edifício, aumentando o número de gabinetes médicos e de enfermagem, passando também a dispor de uma sala de pequenas cirurgias e de um ginásio de fisioterapia mais amplo e com melhores condições.

A ampliação vai permitir ainda dar melhores condições de trabalho ao laboratório e os médicos especialistas que se deslocam a Santa Maria passarão também a dispor de gabinetes próprios e com melhores condições de trabalho.




GaCS

Sem comentários: