quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Vasco Cordeiro anuncia benefícios fiscais para o investimento na produção de bens e serviços transacionáveis e na reabilitação urbana

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que o Orçamento Regional para 2014 vai prever benefícios fiscais nas áreas do investimento na produção de bens e serviços transacionáveis e da reabilitação urbana, para facilitar o investimento das empresas e, por essa via, promover a criação de emprego.

“O Governo dos Açores tem já preparada uma medida relativa aos benefícios fiscais, que visa, na sequência da aprovação do Orçamento para o próximo ano, estar devidamente habilitado para criar estes benefícios em duas áreas fundamentais: o investimento privado na produção de bens e serviços transacionáveis e a reabilitação urbana”, revelou Vasco Cordeiro.

Acompanhado pelo Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, Vasco Cordeiro falava após ter recebido os parceiros sociais, no âmbito do processo de auscultação sobre as antepropostas de Orçamento Regional e de Plano Anual para 2014.

O Presidente do Governo salientou que a criação destes benefícios fiscais é, assim, “mais um exemplo da vontade e da capacidade do Governo dos Açores de mobilizar todos os instrumentos e recursos que tem à sua disposição para ajudar as empresas a investirem mais e, por essa via, ajudar as famílias, através da criação de mais emprego”.

No final das audiências com os representantes das Pescas, da Agricultura, dos Sindicatos e das Empresas, o Presidente do Executivo considerou que este conjunto de encontros permitiu constatar um consenso em relação às grandes linhas estratégicas de atuação que devem estar plasmadas no Plano e Orçamento para 2014.

“Uma grande preocupação, em 2014, com áreas fundamentais para a reativação da nossa economia, assim como a continuação de uma preocupação muito grande com o apoio às famílias”, frisou.

Vasco Cordeiro salientou que as propostas que o Governo vai apresentar ao Parlamento vão incluir a afetação de recursos para a criação de emprego, tendo em conta que se “trata de um grande desafio que a Região tem e que foi transversal a todas as preocupações manifestadas pelos parceiros sociais”.

Está previsto, no próximo ano, o reforço da capacidade da Região na produção de bens transacionáveis, que permite a concretização do objetivo definido de redução das importações e de aumento da capacidade exportadora.

“Este é um aspeto fundamental para o qual o setor turístico dá um contributo essencial, mas também a Agricultura e as Pescas, através do potencial que o setor primário ainda encerra para reforçar a capacidade exportadora”, concluiu Vasco Cordeiro.

Além dos parceiros sociais, Vasco Cordeiro e Sérgio Ávila recebem hoje os partidos políticos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: