terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fibra ótica nas Flores e Corvo é “ferramenta poderosa” ao serviço da criação de riqueza e emprego, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou que a ligação do cabo de fibra ótica às Flores e ao Corvo, hoje formalmente inaugurada, constitui uma “ferramenta poderosa” para permitir à população destas duas ilhas criarem mais riqueza e emprego.

“Esta é uma ferramenta poderosa a favor do desenvolvimento destas ilhas e depende também dos florentinos e dos corvinos o seu aproveitamento e a sua utilização como instrumento para a criação de riqueza e de emprego”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na sessão promovida pela Portugal Telecom para assinalar a ligação do Grupo Ocidental do arquipélago ao cabo de fibra ótica, colocando as ilhas das Flores e Corvo em igualdade de circunstâncias com a restante região ao nível das telecomunicações.

Vasco Cordeiro considerou que este investimento total de cerca de 12 milhões de euros, suportados também por fundos comunitários disponibilizados pela Região, representa um contributo decisivo para a coesão territorial dos Açores.

“Os florentinos e os corvinos pagaram demasiado caro e por demasiado tempo o pecado de original de, no início da década de 90, não ter sido considerado como essencial integrar as ilhas das Flores e do Corvo neste processo de melhoria das comunicações em todo o arquipélago”, lembrou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, a ligação das Flores e Corvo à fibra ótica constitui, por outro lado, um ato simbólico porque corporiza uma das traves-mestres que o Governo dos Açores elencou como norteadora da sua ação: “não deixar ninguém para trás”.

“Reafirmamos o direito dos florentinos e dos corvinos de acederem às tecnologias de comunicação em igualdade de circunstâncias com os habitantes de qualquer outra das sete ilhas”, frisou Vasco Cordeiro, para quem “este não pode, porém, ser considerado um ponto de chegada, mas sim um ponto de partida”.

“O assegurar deste direito por parte dos florentinos e corvinos traz consigo a responsabilidade e o dever de, com esta ferramenta, serem protagonistas do seu progresso e do desenvolvimento e da criação de emprego e riqueza”, salientou.

Na sessão que decorreu na ilha das Flores, Vasco Cordeiro assegurou, por outro lado, a aposta do Governo dos Açores na implementação da Agenda Digital e Tecnológica, um instrumento de gestão que prevê, no âmbito dos próximos fundos europeus, o investimento em formação em Engenharia e Tecnologia, ao nível da formação do pós-secundário e da pós-graduação.

“Esta Agenda pretende também potenciar novos produtos de valor acrescentado, tendo por base a utilização intensiva de tecnologia, alargando a base produtiva para áreas emergentes e majorando, nos próximos sistemas de incentivos, a inovação e a utilização de tecnologias avançadas”, adiantou Vasco Cordeiro.

Nesse sentido, o Presidente do Governo anunciou que o Executivo regional dará início, já em 2014, ao investimento que, de forma gradual e sustentada, alargará a cobertura das redes sem fios aos centros urbanos das cidades, vilas e freguesias do arquipélago.

“Esse investimento, bem como outros em curso e a iniciar ao longo desta legislatura, permitirá que seja potenciado o surgimento de novos produtos, novas formas de relacionamento entre a Administração e o cidadão e também a democratização de um conjunto de serviços”, concluiu Vasco Cordeiro.

Anexos:
2013.10.29-PGR-FibraOtica 01.mp3

2013.10.29-PGR-FibraOtica 02.mp3

2013.10.29-PGR-FibraOtica 03.mp3 

GaCS

Sem comentários: