sábado, 19 de outubro de 2013

Governo dos Açores “está ao lado” das Instituições Particulares de Solidariedade Social, afirma Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que o Governo dos Açores “está ao lado" das Instituições Particulares de Solidariedade Social” (IPSS) e “dos que mais precisam”, assegurando que o Executivo “não vai reduzir, nem cortar nos apoios às IPSS".

Piedade Lalanda, que falava em Ponta Delgada, nas comemorações do Dia Mundial da Bengala Branca, promovidas pela Delegação dos Açores da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) salientou ainda que os acordos de cooperação estabelecidos entre a Segurança Social e as instituições são de “parceria” e têm, sobretudo, a finalidade de “ajudar aqueles que são mais carenciados”.

Nesse sentido, recordou que a ACAPO tem um protocolo de cooperação com a Segurança Social, que visa contribuir para uma “sociedade mais justa, mais inclusiva e mais adequada às suas necessidades”.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Bengala Branca, a Secretária Regional manifestou a disponibilidade do Governo dos Açores para analisar qualquer projeto que tenha como objetivo final “mudar a sociedade açoriana”, tornando-a “mais inclusiva e mais próxima das pessoas”.

Para Piedade Lalanda, a ACAPO “é bem um exemplo de uma associação que responde a um público que tem uma diferença, que nunca deve ser vista como razão de ser para a exclusão social e para o isolamento das pessoas”, mas sim “uma diferença que deve ser cada vez mais um motivo de reconhecimento”.

A governante regional destacou ainda a importância do voluntariado para “uma sociedade mais inclusiva” e “atenta às necessidades das minorias, das associações que se dedicam a esses públicos em particular”.

“Queremos que o voluntariado seja a expressão clara da cidadania, deste reconhecimento e, sobretudo, do combate à indiferença”, frisou Piedade Lalanda.

“A indiferença é a pior barreira social que pode haver para a inclusão das pessoas, nomeadamente dos cegos”, alertou a Secretária Regional.

Anexos:
2013.10.19-SRSS-ComemoraçõesDiaMundialBengalaBranca.MP3

GaCS

Sem comentários: