sábado, 19 de outubro de 2013

Governo dos Açores vai abrir processo de classificação das ocorrências patrimoniais identificadas na ilha Terceira

O Governo dos Açores vai abrir o processo de classificação das ocorrências patrimoniais recentemente identificadas na ilha Terceira, revelou hoje o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura.

Face ao teor do parecer entregue ao fim da manhã, em Angra do Heroísmo, pela comissão de especialistas criada pelo Governo Regional, na sequência de uma resolução da Assembleia Legislativa para o estudo dos achados arqueológicos nas ilhas Terceira e do Corvo, Luiz Fagundes Duarte adiantou que serão, a partir de agora, desenvolvidos todos os mecanismos de salvaguarda dos objetos em causa.

No entanto, especificou Luiz Fagundes Duarte, como resulta do parecer aprovado por unanimidade pelos especialistas e que vai ser remetido à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Governo Regional não tenciona “investir dinheiro público” em trabalhos complementares nas áreas estudadas.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, em declarações à comunicação social no final da apresentação pelo arqueólogo Cláudio Torres do resumo do parecer, sublinhou a importância dos contributos de diversas personalidades locais no despoletar do trabalho agora concluído na ilha Terceira pela equipa multidisciplinar de especialistas cuja valia técnica e científica realçou.

Luiz Fagundes Duarte sublinhou, por outro lado, que conforme resulta igualmente do parecer, nenhuma das ocorrências observadas nos diferentes locais evidencia uma datação anterior ao povoamento quatrocentista dos Açores.

A comissão constituída pelo Executivo, que conta com especialistas nas áreas de História, Arqueologia e Geologia, decidiu, por questões logísticas e organizacionais, protelar para data a determinar idêntica missão de estudo à ilha do Corvo.

A equipa de especialistas é constituída por Cláudio Torres, responsável pelo Campo Arqueológico de Mértola, Isabel Albergaria, Avelino Meneses, José Damião, João Luís Gaspar, Gabriela Queirós, Ana Isabel Gomes e Angus Duncan, da Universidade dos Açores, Raquel Vilaça, da Universidade de Coimbra, Ana Margarida Arruda e Ana Catarina Sousa, da Universidade de Lisboa, Rui Parreira, da Direção Regional de Cultura do Algarve, e Francisco Maduro Dias, do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Anexos:
2013.10.19-SRECC-AchadosArqueológicos.mp3

GaCS

Sem comentários: