sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Observatório Microbiano dos Açores abre inscrições para atividade de grupos escolares

O Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), centro de divulgação científica e tecnológica integrado na rede de Centros de Ciência dos Açores, tutelada pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, abriu as inscrições para a marcação de atividades de grupos escolares no ano letivo 2013/2014.

O OMIC é uma entidade responsável pela promoção e divulgação da importância dos seres vivos microbianos no planeta Terra, com ênfase na biodiversidade microbiana existente nas nascentes termais e nas cavidades vulcânicas açorianas.

Este centro de ciência, que está sediado na freguesia da Furnas, na ilha de São Miguel, pretende estimular o interesse pela ciência, tornando-a acessível ao grande público e, em particular, aos jovens, procurando afirmar-se como infraestrutura de apoio didático informal aos programas escolares, para além de se constituir também como oferta turística da região.

Este observatório, tendo em conta a componente lúdico-pedagógica das iniciativas desenvolvidas em anos anteriores e a aceitação do trabalho realizado junto da população estudantil, pretende neste ano letivo consolidar a sua ação na vertente direcionada especificamente para o público jovem e envolver nos seus projetos de divulgação científica um número cada vez mais alargado de escolas, alunos e docentes.

Nas atividades desenvolvidas em anos anteriores, a ação do Observatório Microbiano dos Açores já chegou à maioria das escolas de São Miguel e, através do projeto “O OMIC em Viagem”, às ilhas de Santa Maria, Terceira, Faial, Pico e Graciosa.

As iniciativas a realizar no ano letivo em curso, cujas inscrições foram agora abertas, poderão ser  desenvolvidas no Centro de Ciência, na freguesia de Furnas, ou nos estabelecimentos de ensino, em ambos os casos sem quaisquer custos associados.

As atividades disponíveis poderão ser consultadas na Internet, através do endereço eletrónicohttp://omic.centrosciencia.azores.gov.pt/sites/default/files/Manual%20de%20atividades_2013._2.pdf



GaCS

Sem comentários: