quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prémio à primeira instalação de jovens agricultores vai duplicar nos Açores, anunciou Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional dos Recursos Naturais anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores vai duplicar o Prémio à Primeira Instalação de Jovens Agricultores na Região, que passa de 35 mil para 70 mil euros.

“Esse montante vai ser regulamentado” tendo em vista uma "adaptação correta" à Região dos apoios comunitários previstos, disse Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas à margem de uma reunião de trabalho com a Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses.

Neto Viveiros disse que a Região está “a desenhar as medidas que vigorarão no novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA)”, entre 2014-2020, destacando a obtenção “da [mesma] verba atribuída aos Açores” atualmente, num “clima de recessão em toda a Europa”.

Questionado sobre candidaturas ainda em análise, o Secretário Regional considerou que “é normal” em todos os períodos de transição entre quadros comunitários de apoio.

“Resulta, e ainda bem que assim é, de um volume de investimentos muito elevado, que carateriza a dinâmica da agricultura e, em concreto, dos jovens”, frisou, revelando que se está a equacionar “com a reprogramação de algumas verbas deste QCA ainda se poder contemplar um número significativo de projetos”.

Segundo Neto Viveiros, não só para a primeira instalação de jovens agricultores, “mas também nas reformas antecipadas”, uma vez que esta última medida, por decisão europeia, não vai ser aplicada no próximo QCA.

“Estamos a fazer um esforço grande para podermos enquadrar, não só os projetos dos jovens agricultores, como também os que estão associados às reformas antecipadas, cerca de 40”, afirmou.

Anexos:
2013.10.31-SRRN-QCA.MP3

GaCS

Sem comentários: