quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Esclarecimento da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura (SRECC), face a informações postas a circular sobre a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades do pessoal docente, entende ser útil esclarecer o seguinte:

Para a candidatura aos concursos de pessoal docente da Região Autónoma dos Açores não é exigida nem considerada a prova nacional de conhecimentos e capacidades, cujo aviso foi publicado no Diário da República 2.ª Série, n.º 224, de 19 de novembro.

A Região apenas se disponibilizou para colaborar com o Ministério de Educação, apoiando em termos logísticos a realização da prova para acesso aos concursos de pessoal docente nacionais, tendo em conta a solicitação de diversos docentes que exercem funções na Região, mas que pretendem realizar tal prova.

Os locais fixados na Região – ilhas de São Miguel, Terceira e Faial – para a realização da referida prova resultaram única e exclusivamente da decisão do Instituto da Avaliação Educativa, I. P. (IAVE), responsável pela realização das mesmas, já que a SRECC manifestou total disponibilidade para que a prova se realizasse em todas as ilhas dos Açores e alertou para as dificuldades acrescidas que os docentes da Região que lecionam nas ilhas onde não está prevista a realização da prova terão para se deslocar para as ilhas onde se realizará a mesma.

Alertou-se, sobretudo, os responsáveis do Ministério da Educação para a frequência com que nos meses de inverno são cancelados voos inter-ilhas por razões climatéricas, o que poderá impedir os docentes interessados de conseguirem realizar a referida prova.

A prova também poderá ser realizada em escolas do continente, caso os interessados assim o entendam.



GaCS

Sem comentários: