sexta-feira, 22 de novembro de 2013

“Lavoura é cada vez mais parte do processo de discussão e decisão”, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores assegurou hoje que o setor da produção de leite saiu reforçado com a cada vez maior intervenção que o movimento associativo e cooperativo tem assumido no processo de discussão e de decisão das medidas para esta área.

“Quer através de cooperativas, quer através do movimento associativo, o setor da produção de leite ganhou intervenção social, ganhou intervenção política e ganhou a capacidade de ter uma voz ativa e interventiva”, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que foi entronizado Confrade Honorário pela Confraria do Leite do Açores, assegurou que, fruto da capacidade do movimento associativo e cooperativo, a lavoura é "cada vez mais parte integrante do processo de discussão e de decisão das medidas que, aos mais variados níveis, interessam ao setor”.

Na cerimónia promovida pela Confraria do Leite dos Açores, que decorreu na Freguesia dos Arrifes, Vasco Cordeiro defendeu, por outro lado, que um dos desafios do setor passa por, cada vez mais, analisar, em permanência, a sua rentabilidade.

“Quer isto dizer que, sobretudo no âmbito do novo período de programação financeira, a componente da rentabilidade do setor deve ser constantemente analisada e, se necessário, corrigida”, explicou Vasco Cordeiro, para quem é imprescindível ter a consciência de que o caminho percorrido até aqui “não se compadece com a produção a qualquer custo, em quaisquer condições ou com recurso a quaisquer meios”.

O Presidente do Governo salientou que os Açores assentaram este setor numa produção e numa transformação que tem associada uma forte imagem de qualidade e de segurança, frisando que esse deve ser um aspeto a salvaguardar em qualquer caso e em qualquer cenário.

“Nada, absolutamente nada, pode fazer perigar este importante ativo que é da Lavoura e dos Lavradores Açorianos”, preconizou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo adiantou que, perante a decisão comunitária de eliminar o regime de quotas leiteiras, o Governo dos Açores tem vindo a implementar medidas que visam tornar o setor da produção de leite nos Açores mais forte e mais competitivo.

“Foram significativos os investimentos efetuados na modernização das explorações agropecuárias açorianas, representando cerca de 80 milhões de euros de investimento entre 2007 e 2013”, recordou.

Vasco Cordeiro adiantou ainda que o Executivo tem vindo também a apoiar investimentos na indústria de transformação de laticínios, através de estruturas modernas e capazes de dar resposta ao aumento da capacidade produtiva do setor e às exigentes condições dos mercados, em termos de formatos, imagem, quantidades e qualidade.

“Esta aposta levou a que, no atual período de programação 2007-2013, tivéssemos ao dispor das nossas agroindústrias cerca de 50 milhões de euros de fundos comunitários, que permitiram gerar um investimento superior a 90 milhões de euros, contribuindo, assim, decisivamente para a modernização do nosso setor agroindustrial”, disse.

De acordo com Vasco Cordeiro, todo este trabalho só será eficaz se a Região souber fazer a alteração decisiva nesta fileira, olhando para a sua dimensão num mercado aberto e perceber que só conseguirá ganhar terreno se os produtos açorianos forem diferentes do que fazem os outros.

A terminar, Vasco Cordeiro deixou um “sinal de esperança e confiança” de que os Açores saberão, apesar das dificuldades, dar a resposta necessária a estes novos desafios.

“Este sinal de confiança e de esperança é transmitido também pelo importante rejuvenescimento dos nossos ativos agrícolas”, disse Vasco Cordeiro, ao exemplificar que, até setembro, foram aprovados 168 pedidos de apoio à instalação de jovens na Agricultura nos Açores.

Anexos:





GaCS

Sem comentários: