quinta-feira, 28 de novembro de 2013

“Políticas de suporte e apoio às famílias vão ser reforçadas nesta legislatura”, afirma Diretora Regional da Solidariedade Social

A Diretora Regional da Solidariedade Social reiterou hoje, em Ponta Delgada, que “as políticas de suporte e apoio às famílias vão ser reforçadas nesta legislatura”, tendo o Governo das Açores considerado estas áreas “uma prioridade de investimento no próximo Quadro Comunitário de Apoio”.

Natércia Gaspar, que falava na abertura do seminário "Família: Mudanças e Desafios; 15 anos a navegar com as famílias entre os séculos XX e XXI", salientou que estas políticas passam pela implementação de novas medidas de intervenção, pela melhoria das respostas existentes e pela qualificação dos técnicos e estruturas de apoio.

A Diretora Regional assegurou ainda o compromisso do Executivo de “enveredar esforços” para que, “muito em breve”, seja encontrado um espaço definitivo para as instalações do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, que tem sido “um parceiro estratégico” do Governo dos Açores ao nível da intervenção junto das famílias.

“Nos Açores, o apoio à família sempre mereceu especial atenção por parte do Governo Regional”, afirmou Natércia Gaspar, acrescentando que essa atenção se reflete na “adoção de políticas e medidas tendentes à minimização de fatores que colocam as famílias em situação de grande vulnerabilidade social, em particular daquelas em que existem crianças e jovens em situação de perigo”.

“A família é a mais importante célula de todos os grupos sociais”, frisou, apelando “a toda a comunidade para assumir” o desafio de contribuir como agentes “facilitadores do desenvolvimento de dinâmicas familiares saudáveis”.

O Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1998 que tem atualmente protocolos de cooperação com a Direção Regional da Solidariedade Social e com o Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores.

Esta instituição intervém na mudança de atitudes e comportamentos, promovendo o crescimento e desenvolvimento psicossocial de indivíduos, casais, famílias e outras organizações humanas com disfuncionalidades e dificuldades de relacionamento ao nível psicossocial.


Anexos:
2013.11.28-DRSS-SeminárioFamíliasMudançasDesafios.MP3

GaCS

Sem comentários: