domingo, 24 de novembro de 2013

Presidente do Governo dos Açores recebeu Representantes e Senadores do Estado de Massachusetts

O Presidente do Governo dos Açores recebeu uma delegação de cerca de 30 Representantes e Senadores do Estado norte-americano de Massachusetts, numa audiência onde foram abordadas questões relativas ao aprofundamento do Turismo, ao Ensino Superior, assim como a situação da Base das Lajes.

“É, naturalmente, motivo de orgulho e de honra para os Açores puderem receber esta delegação que, dessa forma, assinala e reforça a ligação história, afetiva e política” existente com a Região, afirmou Vasco Cordeiro, ao recordar que os Açores e Massachusetts firmaram, em 2008, um Acordo de Cooperação.

No final da audiência, que decorreu em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro salientou que, na área económica, foi analisado o trabalho que o Governo dos Açores está a desenvolver no sentido de aprofundar a oportunidade para o Turismo da Região que representa o mercado norte-americano.

O Presidente do Governo salientou que o facto da SATA, no próximo ano, durante o verão, realizar voos diários para Boston, assim como o novo sistema de tarifário já implementado, constitui um “sinal muito claro” da aposta que o Executivo está a efetuar neste mercado, com benefícios para o setor turístico e para a economia regional.

Uma segunda vertente da visita desta delegação aos Açores está relacionada com o Ensino Superior, realçou Vasco Cordeiro, salientando que um dos elementos da comitiva é, precisamente, a Chancellor da Universidade de Massachusetts-Dartmouth, Divina Grossman.

“Desse ponto de vista, é importante salientar a oportunidade que se abre à Universidade dos Açores para aprofundar esta relação, mas também para elevá-la a um novo patamar de enriquecimento mútuo”, destacou Vasco Cordeiro.

Segundo disse, também por esta via, o Governo dos Açores “acaba por apoiar e sinalizar a importância que a Universidade dos Açores tem para a Região e o potencial de desenvolvimento que oferece”.

De acordo com o Presidente do Governo, a anunciada redução de militares norte-americanos na Base das Lajes será outro dos assuntos que fará parte da agenda da deslocação desta comitiva aos Açores.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro expressou o “reconhecimento e o agradecimento do Governo dos Açores aos Congressistas e Senadores estaduais de Massachusetts, entre os quais o Senador Marc Pacheco e o Representante Tony Cabral, pelo esforço, pelo trabalho e pela atenção que têm dedicado a esta questão da Base das Lajes”.

Estes Senadores e Representantes Estaduais da Commonwealth de Massachusetts integram a delegação chefiada por Suzanne Bump, representante do Governo Estadual, e pelos líderes do Portuguese American Legislative Caucus, Marc Pacheco e Tony Cabral, e do Internacional Caucus on Global Competitiveness da Commonwealth de Massachusetts.

Na segunda-feira, 25 de novembro, os Senadores e Representantes estaduais deslocam-se à ilha Terceira, onde têm prevista uma visita à Base das Lajes para encontros com os Comandante da Zona Aérea dos Açores e com o Comandante do destacamento militar dos EUA naquela Base.

Nesse mesmo dia estão agendadas reuniões com os Presidentes das Câmaras Municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo.

A comitiva integra ainda líderes da Universidade de Massachusetts-Dartmouth, que reúnem na segunda-feira com a Universidade dos Açores para discutir o aprofundamento da cooperação entre as duas academias.

Anexos:
2013.11.23-PGR-DelegaçãoEUA.mp3

GaCS

Sem comentários: