quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Presidente do Governo rejeita passagem de responsabilidades financeiras da República para os Açorianos

O Presidente do Governo garantiu hoje, na Horta, que o seu Executivo continua disponível para apoiar a Universidade dos Açores, mas lamentou que alguns partidos defendam que deve ser a Região a compensar os cortes de financiamento aplicados pelo Governo da República.

“Os Açorianos já perceberam que o partido que, nesta Assembleia, diz que os Açorianos devem pagar a Universidade dos Açores (UAç) é o mesmo partido que, na Assembleia da República, no Orçamento de Estado, concorda que o Governo da República corte no financiamento à UAç”, afirmou Vasco Cordeiro, numa intervenção na Assembleia Legislativa durante o debate das propostas de Plano e Orçamento da Região para 2014.

Para o Presidente do Governo, o que está em causa não é, assim, apenas a questão de financiamento à UAç, mas uma determinada conceção daquilo que deve ser a Autonomia dos Açores.

“Será que a Autonomia deve ser a forma pela qual os Açorianos devem pagar tudo aquilo que, sendo dever da República, a República se recusa a assumir?”, questionou Vasco Cordeiro, frisando que os cortes no financiamento das universidades portuguesas resultam de uma “opção política” do Governo da República.

Vasco Cordeiro reafirmou ainda que o Governo dos Açores continua disponível para apoiar a UAç, tal como consta do Plano de Investimentos para o próximo ano, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, e na perspetiva de assegurar as condições para que a instituição possa servir melhor a Região.

Foi nesta vertente que a Região disponibilizou fundos comunitários para as novas instalações da UAç nas ilhas do Faial e Terceira, consideradas essenciais para garantir a tripolariedade da instituição de ensino superior açoriana, salientou o Presidente do Governo Regional.



GaCS

Sem comentários: