terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Luiz Fagundes Duarte garante que necessidades de pessoal no ensino especial estão satisfeitas

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura garantiu hoje que, em matéria de ensino especial, todas as escolas dos Açores “têm as suas necessidade de pessoal devidamente satisfeitas”.

“Isso para nós é extremamente importante, porque consideramos que a escola pública tem que ser uma escola inclusiva e, como tal, tem que ter as condições necessárias, de modo a que todos o alunos possam ser integrados”, afirmou Luiz Fagundes Duarte, em declarações no final de uma visita de trabalho à Escola Básica Integrada Ferreira Drumond e à Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo.

Luiz Fagundes Duarte frisou que este assunto, que periodicamente salta para a opinião pública, “não corresponde” ao que verifica nas visitas que tem efetuado às escolas da Região.

O Secretário Regional assumiu, no entanto, que o sistema de ensino público açoriano tem ainda algumas carências, sobretudo ao nível dos equipamentos.

Para colmatar esta situação, Luiz Fagundes Duarte adiantou que, em 2014, terá início, de acordo com a Carta Regional de Obras Públicas, a "construção de raiz" de algumas escolas.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura admitiu, por outro lado, que, no próximo ano letivo, na ilha Terceira, o ensino do terceiro ciclo realizado nas escolas básicas integradas passe a ser ministrado nas escolas secundárias, à semelhança do que acontece nas outras ilhas e localidades onde coexistem as duas tipologias de escola.

“Há oferta suficiente e em condições, ao nível das escolas que têm ensino secundário, para integrar o terceiro ciclo”, afirmou.

No caso concreto de Angra do Heroísmo, salientou que “existem todas as condições para que os alunos do terceiro ciclo que, por razões de desenvolvimento pessoal e de idade estão mais próximos dos seus colegas do secundário, sejam transferidos para as secundárias Jerónimo Emiliano e Andrade e Tomás de Borba, e a escola básica integrada ficará, como acontece nas outras unidades, com o pré-escolar, o primeiro e o segundo ciclo”.

Anexos:
2013.12.17-SRECC-EnsinoEspecial.mp3
GaCS

Sem comentários: