quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Governo Regional quer promover a criatividade ao mais alto nível nos Açores, revela Luiz Fagundes Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Executivo pretende “promover a criatividade nos Açores” com a criação de prémios nas áreas das Humanidades, da Arquitetura e da Pintura.

Os prémios, no valor pecuniário de 12 mil euros cada, têm como patronos Daniel de Sá (Humanidades), Paulo Gouveia (Arquitetura) e António Dacosta (Pintura).

Luiz Fagundes Duarte, na apresentação dos novos galardões, salientou que atribuir a estes prémios os nomes de figuras açorianas que, ao longo da vida, se “distinguiram nas mais diversas áreas do conhecimento", é uma maneira de "homenagear personalidades de relevo regional, nacional e internacional que dignificaram os Açores e que devem ser conhecidas pela população açoriana”.

“É importante que o Governo, como fez ao seu mais alto nível em Conselho, assuma a dívida que os Açores têm para com estas personalidades e, ao mesmo tempo, através divulgação das suas obras, desperte a população para a necessidade e a urgência de promoverem e protegerem o nosso património”, frisou.

O Secretário Regional adiantou, em declarações aos jornalistas, que “a única indicação" que será dada ao júri dos prémios é que "sejam selecionadas obras de grande qualidade”, já que se pretende “favorecer e incentivar a criatividade ao mais alto nível”.

Estes prémios, que serão concedidos pela primeira vez em 2014, são bienais e, por esta razão, serão atribuídos nos anos pares.

Nos anos ímpares, segundo Luiz Fagundes Duarte, serão atribuídos prémios para outras áreas da criatividade como a dança, a música e o design, entre outras, também homenageando personalidades açorianas.

Na sessão de apresentação destes prémios culturais, em que estiveram presentes familiares do escritor Daniel de Sá e do arquiteto Paulo Gouveia, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura referiu que terão início hoje, em Angra do Heroísmo, com uma conferência na Biblioteca Pública, as comemorações regionais do centenário do nascimento do pintor açoriano António Dacosta.

Durante estas comemorações, que decorrerão ao longo do ano com diversos atos, será lançada uma coleção de pacotes de açúcar com gravuras de obras de Dacosta, artista açoriano que se distinguiu internacionalmente.


Anexos:
2014.01.23-SRECC-PrémiosHumanidadesArquiteturaPintura.mp3
GaCS

Sem comentários: