quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Intervenções nos núcleos e portos de pesca repõem operacionalidade desta atividade na ilha do Pico

As intervenções já concluídas ou em curso nos núcleos e portos de pesca da ilha do Pico, num valor global estimado de 400 mil euros, determinadas pelo Governo dos Açores na sequência dos danos causados pela agitação marítima, beneficiam cerca de uma centena de embarcações de pesca desta ilha.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais, que hoje visitou a obra em curso no Núcleo de Pescas de S. Roque do Pico, anunciou alterações ao projeto desta obra, que está a ser executada pela Portos dos Açores, tendo em vista aumentar a operacionalidade e a segurança da atividade dos pescadores da costa sul da ilha do Pico.

“Sofreu uma pequena alteração, de modo a tornar melhores as condições de operacionalidade, segurança e permanência das embarcações no mar”, afirmou Luís Neto Viveiros, à margem de uma visita à obra, em que participaram, entre outras entidades, representantes dos pescadores.

O Secretário Regional revelou que se pretende “dotar o molhe de proteção do Núcleo de Pescas com tetrápodes, de modo a minimizar os galgamentos”.

Conforme já tinha sido anunciado na sequência dos efeitos da agitação marítima, para prevenir novos danos em circunstâncias idênticas, vão ser colocadas estruturas tetrápodes no Porto de Pescas da Manhenha, de modo a aumentar a proteção daquela infraestrutura portuária.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais visitou também os portos de pesca da Calheta do Nesquim e das Ribeiras e o Núcleo de Pescas das Lajes do Pico.



GaCS

Sem comentários: