terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Novo Centro de Saúde de Ponta Delgada trará vantagens significativas para os utentes, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que o novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, a construir junto ao Hospital do Divino Espírito Santo, vai permitir agregar num único edifício moderno e funcional serviços que estão espalhados pela cidade, o que constitui uma vantagem significativa para os utentes.

“Todos compreenderão facilmente as vantagens funcionais de agregar os serviços que, atualmente, estão espalhados pela cidade, num só edifício, permitindo uma melhor articulação e eficiência, não obrigando as pessoas a deslocarem-se de um espaço para outro para ter uma consulta, fazer um exame ou receber um tratamento”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava no lançamento da primeira pedra do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, um investimento superior a 16 milhões de euros que consta da Carta Regional das Obras Públicas e que será, agora, construído nos terrenos adjacentes ao Hospital do Divino Espírito Santo.

Segundo disse, esta localização tem ainda uma outra mais-valia, uma vez que garante as condições privilegiadas para estabelecer uma interação rápida e eficaz entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, o que resultará em grandes vantagens para os serviços, mas, sobretudo, para os utentes.

Este futuro edifício, com cerca de 60 gabinetes, disporá de condições para dar resposta aos serviços de Medicina Geral e Familiar, abrangendo a Saúde Materna, a Saúde Infantil e Escolar, bem como para muitos outros cuidados, como a Saúde Oral, a Promoção da Saúde, o Apoio Psicológico e Social e Cuidados de Reabilitação.

O novo Centro de Saúde de Ponta Delgada continuará a manter a mesma relação com as todas as extensões e postos de saúde do Concelho e com as Unidades de Cuidados Domiciliários, que vão ser alargados.

De acordo com o Presidente do Governo, esta obra constitui mais uma etapa na concretização do Plano de modernização das instalações do Serviço de Saúde, que incluiu as instalações do novo Hospital da Terceira, as do novo Centro de Saúde da Graciosa, ou as obras em fase de conclusão do novo Centro de Saúde da Madalena, na ilha do Pico.

“Dele também constam as obras de remodelação, em fase de conclusão, da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, intervenção que amplia os espaços destinados aos gabinetes médicos, ao laboratório e aos serviços de fisioterapia. Esperamos, igualmente, que, dentro em breve, se iniciem as obras de construção do Centro de Radioterapia dos Açores, sendo que estão prosseguir as obras do Centro Tratamento Juvenil no Solar da Glória, que entrará em funcionamento este ano para tratamento da toxicodependência”, anunciou.

Vasco Cordeiro exemplificou, por outro lado, um conjunto de outros investimentos para melhor servir os Açorianos, destacando a requalificação da rede de comunicações do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, a qual, iniciando-se este ano, prevê, não só a atualização tecnológica dessa mesma rede, mas também a sua operacionalidade e interação com outros sistemas de comunicações, também em fase de implementação, dirigidos a forças de segurança ou militares.

“A modernização e qualificação das infraestruturas de saúde não é um luxo, nem uma megalomania, e muito menos um capricho do Governo dos Açores. É uma obrigação dos servidores públicos em benefício da sua comunidade e dos seus concidadãos”, concluiu o Presidente do Governo.


Anexos:
  2014.01.28-PGR-CentroSaúdePDL 01.mp3
GaCS

Sem comentários: