terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Presidente do Governo anuncia incentivos para atrair médicos de especialidades mais carenciadas

O Presidente do Governo anunciou hoje a criação de incentivos destinados a atrair para os Açores médicos das especialidades mais carenciadas, com o objetivo de dar resposta às áreas onde o Serviço Regional de Saúde ainda apresenta algumas lacunas.

“A Região conta com as mais de duas centenas de médicos que, neste momento, estão a tirar o internato médico e que, ao longo dos próximos tempos, esperamos venham a integrar os quadros dos hospitais e centros de saúde, aumentando a resposta nessas áreas”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava no lançamento da primeira pedra do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, a construir junto ao Hospital do Divino Espírito Santo.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo assegurou que o seu executivo tem em conta a componente de humanização da Saúde, a qual, num arquipélago, está, desde logo, relacionada com a deslocação de doentes para o exterior, quando não é possível, na Região, a obtenção das respostas clínicas adequadas.

“Nesta matéria, posso anunciar que passarão a existir em cada um dos hospitais assistentes técnicos que coordenarão as marcações de consultas e de exames, em função das datas das viagens, para que o doente deslocado esteja o mínimo tempo possível ausente das suas famílias e do conforto do seu ambiente”, revelou Vasco Cordeiro.

Segundo o Presidente do Governo, no âmbito do Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde, que foi enriquecido e consolidado pelo debate com os cidadãos e as forças vivas de todas as ilhas, existem alguns aspetos que começam a produzir resultados, mas que terão ainda uma maior visibilidade e efeito útil no futuro próximo.

“A cooperação entre administrações, uma das traves-mestras da reforma que está a ser implementada, já se iniciou e um dos seus resultados é o de permitir a realização de processos de compras centralizadas”, salientou Vasco Cordeiro, ao destacar que, ao nível dos serviços, também tem sido possível implementar procedimentos comuns no campo clínico, com vantagens para os profissionais, para os serviços e para os utentes.

De acordo com o Presidente do Governo dos Açores, o Call Center da Saúde que está a funcionar deste janeiro, utilizando o método da triagem telefónica de Manchester, permitiu que, no primeiro mês deste novo serviço, fossem já recebidas e triadas cerca de 1.700 chamadas.

Na cerimónia que marcou o arranque das obras orçadas em mais de 16 milhões de euros, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que o Serviço Regional de Saúde é “uma das mais importantes conquistas da nossa Autonomia”.

“O Governo não esquece, nem muito menos esconde, que, como tudo na vida, também o Serviço Regional de Saúde deve ser alvo de constante atenção para ser melhorado, para ser aperfeiçoado e para servir cada vez melhor. Mas é importante que, apesar das divergências, apesar das abordagens distintas, nunca esqueçamos que, sob numerosos critérios, temos um bom Serviço Regional de Saúde que nos deve orgulhar a todos”, considerou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro salientou que, regularmente, temos notícia do trabalho desenvolvido por serviços e por profissionais que foram pioneiros nas suas áreas e que engrandecem e prestigiam o Serviço de Saúde dos Açores, assim como de atos clínicos que já são possíveis realizar nos Açores, evitando que milhares de Açorianos tenham de deslocar-se ao Continente, uma das condições essenciais na humanização da Saúde na Região.

“Estes dados e, principalmente, estes ganhos em saúde, não são mais do que a expressão numérica do esforço e da dedicação de milhares de profissionais deste sector, dos recursos técnicos e financeiros afetos a ele e, também, das opções políticas de reforçar e melhorar o nosso Serviço Regional de Saúde”, afirmou o Presidente do Governo.

Anexos:
 2014.01.28-PGR-CentroSaúdePDL 02.mp3
GaCS

Sem comentários: