sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Presidente do Governo dos Açores salienta espírito de colaboração da AMRAA sobre fundos comunitários

O Presidente do Governo salientou hoje a “visão estratégica” da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) ao apresentar ao Executivo um documento sobre o próximo Quadro Comunitário de Apoio, tendo em conta a importância de conciliar as estratégias local e regional para melhor aproveitamento dos fundos europeus.

“Considero muito importante este trabalho que a AMRAA pretende desenvolver, no âmbito de uma visão de mais longo prazo de integrar as estratégias concelhias com uma estratégia regional, para que o resultado não seja apenas uma soma, mas uma multiplicação” dos benefícios para os Açorianos, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava em Ponta Delgada após ter recebido o novo Conselho de Administração da AMRAA, que anunciou a intenção de apresentar um documento dos municípios com o modelo estratégico e operacional para os próximos fundos comunitários disponíveis até 2020.

Vasco Cordeiro salientou que a intervenção dos municípios nesta área deve, não apenas acrescentar algo à intervenção regional, mas também potenciar os seus efeitos em áreas como a criação de emprego, o desenvolvimento económico e a coesão regional, que é um dos aspetos fundamentais que deve estar presente no próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

Vasco Cordeiro anunciou ainda que o Governo dos Açores pretende, logo que esteja definido um conjunto de aspetos a nível europeu, desenvolver uma série de contactos com as autarquias da Região no sentido de abordar esta questão do próximo QCA.

O Presidente do Governo recordou também que o Executivo já desencadeou um processo de consulta dos partidos políticos e dos parceiros sociais e definiu os aspetos que considera prioritários para a Região no próximo Quadro Comunitário de Apoio.


Anexos:
2014.01.17-PGR-AudiênciaAMRAA.mp3
GaCS

Sem comentários: