sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Proteção e gestão adequadas asseguram uso sustentável das zonas húmidas

A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural defendeu hoje, na Praia da Vitória, que é possível, através da “proteção e gestão adequadas” das zonas húmidas conciliar o seu uso “de uma forma ambientalmente sustentável” com a existência de atividade económicas e de lazer.

Para Fátima Amorim, que intervinha na sessão de encerramento do seminário “Zonas Húmidas e Agricultura” organizada pela autarquia, sabendo-se que as zonas húmidas são “dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo, em termos de diversidade biológica, sendo a água o seu elemento estruturante”, importa não esquecer que são “locais muito sensíveis”.

A nível mundial, recordou, são ameaçados “pela poluição, urbanização e industrialização, intensificação da agricultura, pesca e piscicultura, caça ilegal, turismo insustentável, entre outras, pelo que se torna fundamental a sua proteção e gestão adequada”.

No entanto, Fátima Amorim assegurou que o “Governo dos Açores acredita que é possível conciliar o seu uso, com uma proteção e gestão adequadas, de uma forma ambientalmente sustentada, através de uma correta regulação, sensibilização e implementação de boas práticas por parte das diversas atividades económicas e de lazer que podem retirar proveito da existência destas zonas”.

A diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural referiu-se ainda ao contrato ARAAL estabelecido entre a Secretaria Regional dos Recursos Naturais e o município da Praia da Vitória, no valor de mais de 160 mil euros, para a aquisição de dois terrenos, tendo em vista a implementação de medidas de proteção e reabilitação na Zona do Paul de Bel Jardim.

Além disso, referiu, através de da Direção Regional do Ambiente, a Região é também parceira da autarquia no desenvolvimento de um projeto LIFE na área do Paul da Praia da Vitória que é, desde o ano passado, o 13ª  sítio dos Açores a merecer a classificação de zona húmida protegida de interesse internacional, integrando a lista da Convenção Ramsar.

Fátima Amorim destacou que o Governo dos Açores vai assinalar em todas as ilhas e ao longo da próxima semana, o Dia Mundial das Zonas Húmidas em celebração  da Convenção adotada a 2 de Fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar.

“A filosofia Ramsar é definida como a manutenção das características ecológicas das zonas húmidas, alcançado através da aplicação de abordagens para o ecossistema, dentro do contexto do desenvolvimento sustentável”, frisou, acrescentando que a “ conservação de zonas húmidas, bem como a utilização sustentável dos seus recursos, estão no centro do uso racional em benefício da humanidade”, desde logo pelo “papel vital de adaptação e mitigação nos processos de alteração climática”.


Anexos:
2014.01.31-DRADR-SeminárioZonasHúmidasAgricultura.mp3
GaCS

Sem comentários: