sábado, 22 de fevereiro de 2014

Exames Globais de Saúde podem alertar precocemente para eventuais situações oncológicas, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que os Exames Globais de Saúde realizados junto das escolas, entre outros objetivos, são um mecanismo de deteção precoce de situações oncológicas, considerando que, por se tratar de uma área complexa, “todos devem aprender mais sobre esta temática”.

Luís Cabral salientou que a Secretaria Regional da Saúde tem desenvolvido um trabalho atento junto das escolas com os Exames Globais de Saúde, que são realizados nos grupos etários dos 5/6 anos e dos 11/13 anos, para detetar precocemente qualquer sinal de aviso e fazer o encaminhamento para os especialistas.

Na sua intervenção, Luís Cabral frisou que as unidades de saúde da região também estão preparadas para uma avaliação inicial destas situações, considerando, por isso, que, nesta área, "existem junto da comunidade mecanismos de alerta precoce".

O Secretário Regional, que falava na abertura do encontro sobre 'Cancro em Crianças e Adolescentes', promovido pelo Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, afirmou que se trata de um tema complexo “não só do ponto de vista científico, mas sobretudo humano”.

“É importante, por isso, que todos, familiares, profissionais de saúde e a própria comunidade, saibam como lidar com estas situações”, defendeu Luís Cabral, acrescentando que este encontro, que se realizou sexta-feira em Ponta Delgada e hoje em Angra, é uma oportunidade para “todos aprenderem mais sobre esta temática.”

O evento conta com a presença de vários especialistas nacionais na área oncológica, entre os quais Nuno Lobo Antunes, Maria João Gil da Costa e Filipe Almeida.

O Secretário Regional da Saúde sublinhou a importância de contar com a presença de pessoas com conhecimentos muito avançados sobre esta matéria e a possibilidade de “esses conhecimentos puderem ser transmitidos aos profissionais da Região”.

Anexos:
2014.02.23-SRS-CancroCrianças.mp3
GaCS

Sem comentários: