quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Governo dos Açores prevê investir nesta legislatura mais de 25 ME em equipamentos e respostas sociais

A Secretária Regional da Solidariedade Social reafirmou hoje, na Praia da Vitória, que está previsto na atual legislatura um investimento superior a 25 milhões de euros na construção e reabilitação de equipamentos sociais para apoio às diferentes áreas de intervenção.

Piedade Lalanda falava no lançamento da primeira pedra da empreitada de remodelação do Lar D. Pedro V, na ilha Terceira, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros, que conta com a comparticipação financeira da Secretaria Regional da Solidariedade Social.

Na sua intervenção, salientou que a obra visa “melhorar as condições de conforto e de resposta às necessidades” dos 58 idosos que ali residem, acrescentando que a empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 240 dias, a contar da consignação da obra.

Para a responsável pela pasta da Solidariedade Social, é apostando na “melhoria das condições das nossas comunidades que também se constrói a Via Açoriana, promovendo o investimento que seja, também, uma oportunidade para as empresas e, simultaneamente, apoiando os cidadãos mais frágeis e as famílias”.

“Desde a primeira hora que, para o Governo dos Açores, as políticas públicas de solidariedade são uma prioridade”, afirmou.

O concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, com o investimento que hoje arrancou, ficará com 17 serviços e equipamentos para a terceira idade, que apoiam 790 pessoas, o que significa um aumento de 143 por cento face a 1996.

Com mais este investimento, a ilha Terceira irá dispor de 51 serviços e equipamentos, com mais de 2.700 vagas comparticipadas pela Segurança Social, constituindo “um importante suporte aos idosos e suas famílias”, disse Piedade Lalanda.

Ainda nesta legislatura, no que diz respeito à Terceira, a Secretária Regional afirmou que serão também criados dois lares residenciais para pessoas com deficiência, um na Praia da Vitória e outro em Angra do Heroísmo, e três lares residenciais para idosos, nos Altares, em São Sebastião e nas Cinco Ribeiras.

Será ainda reabilitado o edifício do centro de acolhimento para sem-abrigo e requalificadas duas creches e jardim-de-infância, em Angra do Heroísmo.

Para a Secretária Regional, estes investimentos são “um sinal claro de que a dignidade das condições de vida das Açorianas e dos Açorianos são um primado desta governação, mas também constituem um sinal de esperança para a revitalização dos diferentes setores de economia, em particular a construção civil”.

Piedade Lalanda, que enalteceu o trabalho desenvolvido e a capacidade de adaptação manifestada pelas instituições sociais, “conscientes da necessidade de otimizar recursos, sem perder de vista a qualidade das respostas aos nossos cidadãos”, afirmou contar com o apoio dessas instituições, que considerou serem “particularmente importantes na dinamização da economia social, enquanto suporte da rede familiar”.

A governante regional manifestou ainda o “grande apreço do Governo dos Açores aos corpos dirigentes e colaboradores do Lar D. Pedro V, pela capacidade de trabalho, atitude empreendedora, dedicação e qualidade com que têm cuidado das pessoas que acolhem, contribuindo, desta forma, para a dignificação da história deste Lar”.



GaCS

Sem comentários: