terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Luís Cabral afirma que auditoria à ARRISCA não resulta de qualquer suspeita

O Secretário Regional da Saúde esclareceu hoje que a auditoria que está programada para se realizar à associação ARRISCA é uma ação ordinária da Inspeção Regional da Saúde (IReS), não resultando, portanto, de qualquer suspeita sobre a sua atividade.

Luís Cabral, em declarações à margem da assinatura de um protocolo relativo ao projeto “PercurSOs”, em Angra do Heroísmo, frisou, por isso, que a notícia veiculada sobre esta matéria levanta suspeitas “que não correspondem à verdade”.

A auditoria à ARRISCA, que “só ocorrerá em Outubro”, segundo o Secretário Regional, “faz parte das seis ações previstas para 2014 a realizar pela IReS", que estão inscritas e identificadas no respetivo Plano de Atividades, publicado no Portal do Governo Regional dos Açores.

“Qualquer entidade pública ou privada, ou projeto financiado pelo Serviço Regional de Saúde ou pela Secretaria Regional da Saúde, pode ser objeto de inspeção ou auditoria, sem que daí se possa retirar qualquer suspeita ou conclusão, sob pena de se efetuarem julgamentos ou insinuações sobre pessoas ou entidades sem qualquer sustentação em factos”, frisou Luís Cabral.

Nesse sentido, salientou que “é intenção da Secretaria Regional da Saúde proceder a inspeções e auditorias a várias entidades”, incluindo os hospitais e centros de saúde da Região, como tem sido divulgado, tendo algumas já sido realizadas, enquanto outras estão em curso e outras terão lugar no futuro.

As fiscalizações ou auditorias “nada têm de indicativo” a não ser que “a Secretaria Regional da Saúde verifica a aplicação dos dinheiros públicos e pugna pelo acesso dos utentes ao Serviço Regional de Saúde, com base em procedimentos legalmente estabelecidos”, concluiu o Secretário da Saúde.



GaCS

Sem comentários: