quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Paulo Teves defende importância dos emigrantes açorianos se naturalizarem no país de acolhimento

O Diretor Regional das Comunidades defendeu, em Cambridge, no estado norte-americano de Massachusetts, a necessidade de os emigrantes açorianos se naturalizarem no país de acolhimento, de forma a evitar a deportação e proteger os seus direitos enquanto cidadãos norte-americanos.

Paulo Teves, que esteve terça-feira reunido com a direção do Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS), afirmou “ser necessário reforçar o trabalho, em rede, na promoção da plena integração dos emigrantes açorianos na sociedade norte americana”.

O Diretor Regional das Comunidades considerou que cabe a instituições como a MAPS “procurar minimizar os impactos decorrentes de situações menos favoráveis” à comunidade portuguesa, como o desemprego, os problemas de saúde, o isolamento ou a deportação, admitindo que as instituições de caráter social “têm intensificado a sua ação com vista a uma eficaz integração dos emigrantes portugueses nos EUA”.

Paulo Teves elogiou também o trabalho da MAPS na dinamização do centro de dia, onde participam diversos emigrantes açorianos, reduzindo assim o isolamento e promovendo a manutenção das tradições açorianas, uma vez que são ali desenvolvidas atividades que abordam a cultura açoriana.

A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers tem como missão melhorar a condição de vida de pessoas e famílias de língua portuguesa residentes no Estado de Massachusetts, através da promoção de uma participação ativa na sociedade norte-americana.

Esta instituição integra a Rede Internacional de Organizações de Serviço Social, entidade parceira do Governo dos Açores e responsável, entre outros, por planos de integração dos açorianos alvos de deportação.




GaCS

Sem comentários: