sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Unidade de Saúde de Santa Maria terá mais dois médicos nos quadros, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde anunciou que a ilha de Santa Maria vai dispor de mais dois médicos, completando-se assim o quadro da Unidade de Saúde “de uma forma permanente e estável, conforme pretendem os marienses”.

Luís Cabral revelou, na reunião do Conselho de Ilha realizada quinta-feira à noite, que há dois médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar que estão interessados em trabalhar em Santa Maria, devendo o concurso ser aberto já na próxima semana.

Nesta reunião do Conselho de Ilha foi também debatida a questão da deslocação de especialistas a Santa Maria, tendo o Secretário Regional da Saúde afirmado que está a acompanhar a situação, acreditando que “tudo voltará à normalidade”.

“Há médicos com sentido de responsabilidade da sua profissão que têm mantido as deslocações com este novo modelo e outros já demonstraram a sua disponibilidade para continuar a atender os seus doentes”, disse Luís Cabral.

O Secretário Regional da Saúde frisou que não se está a pedir a nenhum médico que trabalhe de graça, já que lhes é garantido o vencimento, um pagamento por consulta fora do seu horário de trabalho e um pagamento por exame completar de diagnóstico realizado, “de acordo com os valores praticados a nível nacional”.

Luís Cabral considerou que “houve alguma confusão”, dado que, na carta que lhe foi enviada pelos médicos, estes referiram que a recusa em deslocar-se às ilhas tinha a ver como facto de o diploma ser ilegal, o que não corresponde à realidade.

“O novo modelo apenas veio moralizar e evitar uma duplicação de vencimentos que não era legítima”, afirmou Luís Cabral, para quem esta explicação “foi compreendida" pelo Conselho de Ilha de Santa Maria.

O Secretário Regional da Saúde salientou que todos os açorianos estão a sofrer as consequência do momento de dificuldade que se vive a nível nacional e que se reflete também na Região, considerando que “não tem sentido que uma determinada classe seja poupada”.

Anexos:
2014.02.28-SRS-Santa Maria.mp3
GaCS

Sem comentários: