quarta-feira, 26 de março de 2014

Açores cumprem metas orçamentais e contribuem para a consolidação das contas do país, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores afirmou que os dados do mais recente relatório de Execução Orçamental divulgado pelo Ministério das Finanças “reforçam a certeza” de que a Região continua a “cumprir integralmente as metas orçamentais definidas, não contribuindo em nada para o défice do Estado”.

Sérgio Ávila frisou que, pelo contrário, os Açores “registaram, mais uma vez, resultados que são um contributo efetivo para a consolidação das contas públicas do país”.

De acordo com o relatório mensal de fevereiro de Execução Orçamental, da Direção-Geral do Orçamento do Ministério das Finanças, os Açores registaram nos primeiros dois meses de 2014 uma receita de 157,2 milhões de euros e uma despesa de 153,6 milhões de euros.

A receita efetiva dos Açores, neste período, foi superior em 3,6 milhões de euros em relação à despesa executada.

De assinalar o comportamento positivo que se tem verificado na arrecadação de receitas próprias, destacando-se o aumento de 16,8% registado no IVA e de 11,8% no IRS, compensando em parte a redução registada nas transferências do Orçamento do Estado.

Por outro lado, a variação homóloga da despesa corrente regista um decréscimo de 5,3%.

Os Açores foram a única Região Autónoma a contribuir para a redução do desequilíbrio orçamental do país, tendo a Madeira apresentado, no mesmo período, um saldo orçamental negativo de 81,5 milhões de euros.



Anexos:
2014.03.26-VPGRcomentaExecuçãoOrçamental2014.mp3
GaCS

Sem comentários: