segunda-feira, 31 de março de 2014

Centros históricos vão ter carros de combate a incêndios adequados, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a Região está a projetar a aquisição de autotanques ligeiros que possam dar melhor resposta no combate a eventuais incêndios nos centros históricos.

Luís Cabral salientou que esta é uma das recomendações da conferência internacional que decorre em Angra do Heroísmo, com o objetivo de “melhorar a prevenção contra o risco de incêndio nos centros históricos das cidades classificadas como Património Mundial”.

Nesse sentido, ao longo dos próximos anos, a Região deverá adquirir, com apoio de fundos comunitários, seis a sete viaturas com características adequadas para manobrar nos centros históricos das cidades e em locais de difícil acesso.

Nesta conferência internacional, além de Angra do Heroísmo, participam representantes de cidades classificadas como Património Mundial de Espanha, Roménia, Polónia, Letónia, Lituânia, Hungria e Reino Unido.

Este projeto, designado HERITPROT, apoiado por fundos europeus, tem a duração de três anos e deverá resultar na publicação de um manual de boas práticas e na elaboração, por cada parceiro, de um plano de implementação adequado à respetiva cidade Património Mundial.

Essas recomendações incluem aspetos relacionados com a avaliação do risco de incêndio, medidas de segurança contra incêndios, controlo de danos e salvados, planeamento de emergência, sensibilização e formação e planeamento urbano.

Para Luís Cabral, as indicações saídas desta conferência serão úteis também para os centros históricos de outras cidades e vilas dos Açores.

Estão presentes nesta reunião oito cidades europeias classificadas como Património Mundial, nomeadamente La Laguna e Cuenca, em Espanha, Sighisoara, na Roménia, Riga, na Letónia, Varsóvia, na Polónia, Vilnius, na Lituânia, Holloko, na Hungria, e Liverpool, no Reino Unido.



Anexos:
2014.03.31-SRS-ReuniaoCidadesPatrimónio.mp3
GaCS

Sem comentários: