terça-feira, 25 de março de 2014

Concerto "As Lições dos Jovens Mestres" na Temporada Artística 2014

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, em parceria com o Conservatório Regional de Ponta Delgada e o Teatro Micaelense, promove, a 1 de abril, a realização do concerto "As Lições dos Jovens Mestres".

Este é um projeto de partilha de experiências de jovens músicos de nacionalidades diferentes que, através de concertos, conversas e 'youngclasses', dão a conhecer a sua sabedoria e paixão pela música.

O concerto, integrado na Temporada Artística 2014, estará a cargo dos pianistas Ecaterina Baranov, da Moldávia, Elise Bachour, de França, e Zachary Deak, dos EUA, que se apresentam a partir das 18h30 no Teatro Micaelense, num espetáculo que incluirá uma conversa entre o público e os três jovens músicos.

A experiência que os três jovens convidados trazem dos seus países, bem como de Paris, Berlim e Londres, onde têm seguido os seus estudos, permitirá um confronto interessante entre ideias, descobertas e ensinamentos.

O programa do concerto está dividido em três partes, cada uma composta por uma série de obras que serão interpretadas individualmente por cada um dos instrumentistas.

A primeira parte incluirá peças de F. Schubert, de J. Brahms e de H. Villa-Lobos, que serão interpretadas por Zachary Deak, a que se seguirá a apresentação de obras de F. Schubert e de F. Liszt por Ecaterina Baranov, terminando o espetáculo com Elise Bachour a interpretar peças de J. S. Bach e de J. Haydn.

Zachary Deak nasceu em 1986, em San Diego, Califórnia, tendo iniciado muito novo os seus estudos musicais, que o levaram, mais tarde, para França.

Atualmente, frequenta o segundo ano do Grau de Mestre no Programa de Performance no Royal College of Music, patrocinado pelo prémio Lucy Ann Jones, e estuda com Leon McCawley.

Ecaterina Baranov nasceu em Chisinau, na Moldávia, onde obteve a licenciatura em Música, assim como o Diploma de Master pela Academia de Música, Teatro e Artes Plásticas.

Estudou piano e música de câmara em Paris, sob a orientação de reputados professores, atingindo as classificações máximas, e tem feito recitais em França, Moldávia, Alemanha e Roménia, além de participar em diversos festivais de música na Europa.

Elise Bachour nasceu em 1987, em Besançon, e também iniciou os seus estudos musicais muito jovem, encontrando-se atualmente, sob a orientação de Bjöm Lehmann, na Universidade das Artes de Berlim.

Apresentou-se em recital como solista em diversas salas, como a Salle Cortot e o Espace Bernanos, e atua em duo com a cantora Elena Gabouri, no âmbito de diversos festivais líricos.


GaCS

Sem comentários: