segunda-feira, 31 de março de 2014

Concerto "Liederabend" no Teatro Micaelense, no âmbito da Temporada Artística 2014

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura e em parceria com o Teatro Micaelense, promove a 4 de abril a realização do Concerto "Liederabend", integrado no Temporada Artística 2014.

O concerto, que terá início pelas 21h30, será interpretado pelo trio de soprano, piano e clarinete constituído por Helena Castro Ferreira, Martina Alicia Lenton e Carmino Martins de Melo.

'Liederabend', ou sarau musical, é uma tradição que remonta ao século XIX, altura em que músicos, cantores e melómanos se juntavam, geralmente na casa particular de um deles, para dar a conhecer as mais recentes composições da época.

Os 'Lieder', em alemão, ou 'Chansons', em francês, possuem um estilo poético de escrita, tanto no texto como na melodia, através do qual se pretende criar ou descrever musicalmente imagens ou histórias, sendo geralmente compostos apenas para piano e voz, elementos que se complementam, sem que haja, dessa forma, propriamente, solista e acompanhante.

Entre os muitos compositores que se destacaram na época, facto que dificultou a escolha do repertório para este concerto, foi imperativo trazer a este sarau as canções francesas do compositor jorgense Francisco de Lacerda, que se consagrou como maestro em Portugal, França e Suíça, sendo o compositor açoriano de maior referência a nível internacional.

O programa deste concerto é constituído por duas partes, a primeira das quais dedicada à interpretação de peças em francês de F. Poulenc e de F. Lacerda, enquanto a segunda parte será preenchida com a interpretação de obras em alemão de J. Brahms, A. Zemlinsky e F. Schubert.

Helena Castro Ferreira estudou música em Ponta Delgada, no Porto e em Hamburgo, onde, em 2011, fez as provas de admissão ao mestrado em Ópera, que concluirá em junho, sendo atualmente bolseira da fundação alemã Berenberg Bank.

Martina Alicia Lenton nasceu em 1990 na cidade alemã de Oldenburg, frequentando atualmente o mestrado em Canção Alemã na Universidade de Hamburgo.

Carmino Martins de Melo iniciou os seus estudos musicais aos oito anos na escola de música da Banda Lealdade, em Vila Franca do Campo, na classe de clarinete, tendo também estudado no Conservatório de Ponta Delgada e no Exército.

Atualmente, é professor e maestro na Banda Lealdade, integrando ainda diversos agrupamentos musicais, entre os quais 'Os Com-Fusão', 'Stand´Ink', 'Stick n´Keys' e a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, tendo também integrado a Orquestra Lira Açoriana.



GaCS

Sem comentários: